21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai – Produtores criam cooperativa

2007-03-09 12:49:00

Sérgio da Luz

                Produtores de vários seguimentos de Amambai, principalmente piscicultores, apicultores, de leite e hortifruti, estiveram reunidos na quarta-feira, 07 e quinta-feira, 08, na ACIA – Associação Comercial e Empresarial de Amambai- para discutir a e formular a criação da Cooperbai – Cooperativa de Produtores e Agropecuária de Amambai -.

                Na quarta-feira, 07, com a assessoria de Curt Hieme Luedtke, tecnólogo em cooperativismo, da OCB (Organização de Cooperativas Brasileira – Mato Grosso do Sul), foi discutido e criado o estatuto, além da apresentação das legalidades: direitos e deveres da cooperativa. Ontem pela manhã, foi feita a assembléia constituinte, com a eleição do Conselho Administrativo e Conselho Fiscal. O Conselho fiscal ficou: Milton Bazzo (Apicultura), Antonio Godoy (Pisicultura), Jonas Alves da Silva (Leite) e Nelson Hilário Wilener (Hortifrutigranjeiros). Uma próxima reunião será marcada com os quatro representantes administrativo onde será eleito o presidente, secretário e tesoureiro.

                A Secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, tendo a frente Zélia Borges, teve o processo de intermédiar à criação da cooperativa “o próximo passo que termos que dar é a de fortalecer a cooperativa, com a entrada de mais produtores e a abertura de novos e bons mercados” disse Zélia.

                A cooperativa se dedicará às atividades ligadas a todos os setor de produção agrícola de Amambai, “a cooperativa vem para viabilizar e simplificar o processo para o produtor, principalmente em aspecto de mercado fortalecendo a intermediação produtores e consumidor” acrescentou Davi Cândido Machado, Presidente da Associação de Piscicultores de Amambai e membro da Cooperbai.

                “Com a organização dos produtores, fica mais fácil dar apoio, tanto em ajuda financeira, quanto da ajuda profissional” acrescentou Zélia Borges. O que já se depôs o gerente do Banco do Brasil, unidade em Amambai, Marcos Roberto Soza, que esteve na reunião colocando-se a disposição dos cooperados para uma reunião, onde serão debatidos, créditos e financiamentos de futuros projetos.

                Para realizar os seus objetivos, a Cooperbai poderá dedicar-se a toda atividade ligada ao setor agrícola e pecuária, de cultivo familiar a grandes plantações, visando o benefício de seus sócios, buscando atuar em toda a cadeia produtiva de Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete