24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Audiências com Beira-Mar serão em Coronel Sapucaia

2007-03-08 08:49:00

As audiências para tomar depoimentos de testemunhas no processo de lavagem de dinheiro em que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, é réu serão realizadas no município de Coronel Sapucaia, a 396 quilômetros de Campo Grande, fronteira com o Paraguai. O narcotraficante deverá assistir a todas. Ele é um dos réus em ação sobre lavagem de dinheiro para o tráfico.

De acordo com o juiz federal Odilon de Oliveira, as 54 testemunhas devem ser ouvidas entre o fim deste mês e o início de abril. As audiências serão realizadas na Câmara Municipal da cidade, já que no município não há Fórum. “Deslocar estas 54 testemunhas seria complicado. Algumas têm dinheiro para passagens, mas outras não. É mais barato e mais rápido para Justiça”, disse Odilon. Quando começou a instruir o processo, o juiz marcou para Campo Grande o interrogatório de todos os acusados, com exceção do traficante, que foi ouvido em Catanduvas por carta precatória.

A data das audiências devem ser marcadas ainda nesta semana. O deslocamento de Beira-Mar para Mato Grosso do Sul deve custar à União cerca de R$ 25,4 mil. Ele cumpre pena no presídio federal de Catanduvas (PR) e hoje está no Rio de Janeiro também para acompanhar interrogatórios de acusação em processo que é réu.

No mesmo processo em que Beira-Mar é réu há diversos moradores de Coronel Sapucaia, entre eles o ex-prefeito da cidade, Eurico Mariano, empresários, trabalhadores. Os nomes vieram à tona depois da apreensão de uma caderneta do traficante onde ele fazia a contabilidade de suas transações. A caderneta deBeira-Mar foi encontrada com Jaqueline Alcântara de Moraes, mulher dele. Além dos nomes de pessoas, havia ainda dados de contas bancárias.

A presença de Beira-Mar nas audiências de acusação atende a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que concedeu o direito dele assistir todos os procedimentos nos processos em que é réu. Os ministros do STF concluíram que a Constituição Federal garante o direito de o réu comparecer às audiências de processos em qualquer Estado brasileiro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete