32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

HR amplia atendimento a transtornos alimentares

2007-02-19 14:53:00

 A partir de março, o Hospital Regional vai ampliar seu programa de Tratamento de Obesidade Infantil, o TOI, a outros tipos de transtornos alimentares que atingem crianças e adolescentes. Além da obesidade, o novo TOI Total vai atender casos de anorexia, bulimia, vigorexia e ortorexia. A equipe multidisciplinar do programa, composta por profissionais das áreas de pediatria, psicologia, nutrição, educação física, fonoaudiologia e psiquiatria, já está em fase de treinamento. 

 Segundo o pediatra e nutrólogo Sandro Trindade Benites, coordenador do TOI Total, esses transtornos psicológicos muitas vezes são mais difíceis de tratar que a compulsão alimentar. Ele explica que a anorexia e a bulimia são doenças reconhecidas no código internacional. Pacientes com estes distúrbios se recusam a manter um peso corporal na faixa normal mínima e têm temor intenso de ganhar peso.

 A vigorexia é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma contínua e exagerada, sem se importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações. Ela atinge principalmente adolescentes do sexo masculino. Já a ortorexia é a busca obsessiva por uma alimentação saudável, onde muitos alimentos fundamentais ao funcionamento do organismo são deixados de lado.
 
 Os atendimentos do TOI Total são feitos através do Sistema Único de Saúde, o SUS, e acontecem aos sábados, no ambulatório. O programa atende crianças e adolescentes com até 18 anos e a terapia é feita individualmente ou em grupo, conforme a necessidade imediata de cada paciente. Sandro Benites explica que a participação da família é fundamental para o sucesso do tratamento, já que todos são levados a reeducar o comportamento frente aos problemas.
 Para agendar uma consulta, a família do paciente deve ligar para o telefone 3378-2597. É necessário que se apresente um encaminhamento, feito por um profissional da área de saúde.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete