2007-02-19 12:36:00
A FAB (Força Aérea Brasileira) vai instalar alarme em transponder e dar curso de inglês aos controladores de vôo, depois que constatou que problemas com o equipamento do Legacy teriam contribuído para o acidente da Gol e que houve falhas de comunicação entre a torre de controle e pilotos. Os pilotos do Legacy teriam tido problemas para se comunicar com controladores.
A Aeronáutica vai instalar um tipo de alarme sonoro e visual nas telas dos radares dos Cindactas (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) para alertar aos controladores de vôo em caso de desaparecimento do número do transponder que identifica um avião. A decisão ocorreu porque, na avaliação da FAB, a causa primordial da tragédia com o Boeing da Gol foi o fato de o transponder do jato Legacy não estar funcionando. Outra medida adotada foi matricular controladores em cursos de inglês. A FAB acredita que o operador de plantão no Cindacta-1, centro de controle de Brasília, na tarde de 29 de setembro _quando aconteceu o acidente que deixou 154 mortos_ poderia ter evitado a tragédia, ainda mais se contasse com o recurso do alarme. Depois que o Legacy passou por Brasília, o operador demorou 24 minutos para perceber que a posição do avião no radar era imprecisa e tentar a primeira comunicação com os pilotos.