29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Folia toma conta das ruas em Padro Juan Cabalero

2007-02-17 19:00:00

Carnaval? Sim, o Paraguai também tem! Embalado por ritmos tropicais e músicas de influência brasileira, o carnaval paraguaio reúne milhares de pessoas nos clubes e nas arquibancadas dos sambódromos das cidades de Encarnación, Villarrica, Caacupé e Minga Guazú.
Em Encarnación, capital do departamento (estado) de Itapúa, na fronteira com a Argentina, o agito começou no último dia 02, com o desfile de blocos representando os principais clubes da cidade, na passarela do renovado sambódromo da Av. Gaspar Rodríguez de Francia.
Segundo a organização do evento, a média de público para cada noite da festa é de 10 mil pessoas, vindas do Paraguai, da Argentina e do Brasil. As entradas populares custam G$ 20 mil (R$ 8,00), enquanto os camarotes mais luxuosos saem por G$ 25 milhões (R$ 11 mil).
Em Villarrica, a escolha do rei momo e das rainhas e princesas que brilharão no carnaval local foi no último final de semana. Neste sábado, a festa reunirá 18 agremiações no desfile que percorrerá as nove quadras da Rua General Díaz, no centro da cidade.
Já em Caacupé, capital religiosa do Paraguai, os festejos tiveram início na noite de ontem (16), com o som das baterias dos blocos carnavalescos e o molejo das passistas contagiando a multidão presente no sambódromo municipal, paralelo à Ruta II.
Em Minga Guazú, a 15 quilômetros da Ponte da Amizade, a festa ocorre no estádio Pa’i Coronel, com o desfile das escolas de samba Sirenita (atual campeã), Pykasu e Caprichosos. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas na noite deste sábado.
Webcam
Quem quiser acompanhar a transmissão do carnaval de Encarnación pela internet, tem à sua disposição a webcam do portal Itacom, em http://www.itacom.com.py/corsos, com imagens atualizadas a cada cinco segundos.
O áudio da festa, com os puxadores esforçando-se para cantar samba, axé e marchinhas de carnaval, em português, pode ser ouvido pela emissão on-line da rádio Itapúa FM, que desde antes do pôr-do-sol, já transmite as últimas novidades, ao vivo do sambódromo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete