13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Operação Carnaval une ações de polícias e bombeiros

2007-02-15 11:53:00

  No período de 16 a 21 de fevereiro, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública desencadeará, em todo o Estado, a Operação Carnaval, conjunto de ações que envolvem a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros no planejamento da segurança e na prevenção e repressão a delitos comuns ao feriado.
  Além de reforço do policiamento, a Operação prevê plantões e escalas durante todo o feriado, além de vistorias em locais de concentração públicos e privados pelo Corpo de Bombeiros. 
   Policia Militar – Na Capital, além do efetivo normal de atendimento às ocorrências, a Corporação contará com o reforço de 150 policias para o policiamento ostensivo a pé, com motocicletas, viaturas e montado. O efetivo manterá atenção especial no carnaval da avenida Fernando Corrêa da Costa entre os dias 16 e 20 de fevereiro, a partir das 15 horas e na Via Morena, onde acontece o desfile das escolas de samba entre os dias 17 e 20, a partir das 17 horas. 
Também serão destacadas equipes responsáveis pelo policiamento dos bailes de carnaval que acontecem nos clubes.     O policiamento de trânsito será desenvolvido durante todos os dias de festa pela Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito – Ciptran. Haverá ainda intensa fiscalização à Lei Seca nos bares e lanchonetes da Capital e em cidades do interior.
  No interior a Policia Militar reforçará o policiamento ostensivo e preventivo com praças e oficiais da Corporação nos municípios que concentram o maior fluxo de visitantes, como Bonito, Rio Verde, Corumbá, Jardim, Dourados, Aquidauana e Fátima do Sul.   
  Polícia Civil – A Corporação manterá os trabalhos de atendimento à população com número reforçado de delegados e investigadores nas unidades distritais e especializadas na Capital e no interior. Durante o carnaval, a Polícia Civil contará ainda com uma escala de sobreaviso na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), bem como na DelegaciaEspecializada de Roubos e Furtos (DERF), visando agilidade no atendimento da população e da própria Polícia Militar. 
Os presos deverão ser encaminhados à Polinter e à 4ª Delegacia de Polícia na Capital. Todas as unidades estarão prontas para registros de boletins de ocorrência, porém a lavratura de autos de prisão em flagrante será realizada apenas na Depac e na DERF. 

Todos os integrantes da Polícia Civil que não estiverem escalados diretamente no serviço do carnaval estarão de sobreaviso para eventual emprego. Um diretor de plantão será escalado durante todos os dias da festa e será responsável pelo controle do plano de operações apresentado pela Sejusp. 

Corpo de Bombeiros – Durante os dias de carnaval equipes do Corpo de Bombeiros manterão vistorias preventivas em locais onde serão realizados eventos públicos. Em locais onde serão instalados som, palco e arquibancadas, os responsáveis devem solicitar vistoria técnica com, no mínimo, 72 horas de antecedência. 

Na Capital, as solicitações deverão ser feitas na Diretoria de Serviços Técnicos do Quartel do Comando-Geral, situado na avenida Fernando Correa da Costa, 376, Jardim América. No interior os responsáveis pelos eventos devem procurar os quartéis do Corpo de Bombeiros. 

Além das vistorias, o Corpo de Bombeiros solicitou às prefeituras onde serão realizados eventos de grande concentração a instalação de postos de atendimento devidamente equipados, com médicos e enfermeiros de plantão e ambulâncias para o transporte de eventuais vítimas. A atenção na Capital será com a festa na avenida Fernando Corrêa da Costa, onde a Corporação manterá equipes durante todo o carnaval.

No interior, além de seu efetivo normal, o Corpo de Bombeiros contará com o reforço de 75 militares da Capital que exercem atividades no serviço administrativo. Os militares serão escalados de acordo com a necessidade dos municípios de Jardim, Bonito Rio Verde, Costa Rica, Paranaíba, Coxim, Chapadão do Sul, Nova Andradina, Ponta Porá e Porto Murtinho. O efetivo de outras cidades que possuem unidades do Corpo de Bombeiros será reforçado pela escala de militares que atua na área administrativa do próprio quartel.   

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete