27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ferrugem já é epidemia nas lavouras de MS

2007-02-12 06:35:00

A ferrugem da soja já é tratada como epidemia e gera grande preocupação, ameaçando a produtividade do grão de algumas lavouras. De acordo com dados do sistema consorciado de alerta, da Embrapa Soja, são 510 focos registrados desde novembro do ano passado até sexta-feira última, número 107% maior que o total de focos registrado na safra passada.

O número de focos já se aproxima do Paraná, que concentra a maior parte dos casos do Pais, 632 focos. O avanço aconteceu a partir da segunda quinzena do mês passado e as chuvas favorecem a proliferação da doença.

“A situação é preocupante e há lavouras bastante atacadas na região Sul com perda de produtividade”, diz o pesquisador responsável pelo Centro de Diagnose – SOS Soja, pela Fundação MS, Ricardo Barros. A aplicação do fungicida no momento certo é fundamental para o controle da doença, que provoca a desfolha precoce e impede a formação do grão.

A ferrugem está esparramada entre todos os municípios que têm área plantada com soja no Estado. Barros afirma que municípios do Conesul são os mais afetados. “Alguns produtores que atrasaram a primeira aplicação, por conta da chuva ou falta de monitoramento já perceberam perdas”, diz. De um modo geral, porém, acredita, não deve haver impacto representativo na produtividade da safra.

A produção prevista no Estado é de 4,6 milhões de toneladas e o forte da colheita ocorre de março a abril. A descapitalização do produtor é um ponto de preocupação. O custo para aplicação do defensivo fica entre R$ 40,00 e R$ 50,00 por hectare e muitas vezes é preciso fazer duas ou até três aplicações.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete