13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

SFA envia equipe para ação com Iagro na área interdita

2007-02-12 11:58:00

   


Cinco veterinários da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura do Estado
 estão  sendo encaminhados para os municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã para trabalhar em conjunto com as equipes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) que estão coordenando os trabalhos de abates sanitários dos animais reagentes a aftosa nos frigoríficos de Iguatemi e Eldorado.

Segundo o superintendente da SFA/MS, Orlando Baez, os abates devem começar ainda hoje, e serão realizados nos frigoríficos que possuem selo SIF (Selo de Inspeção Federal), Fribrasil em Eldorado, e em Iguatemi, que está fora da área de restrição, serão realizados as empresas, Diplomata e Bom Charque. “Os abates começam se possível hoje, e em dez dias acaba tudo”, declara.

Para Baez, os trabalhos de sorologia devem começar assim que o Estado (Iagro), entender que não existe mais circulação viral. Na região existem 150 mil cabeças, e temos que limpar desta região os animais com atividade viral. E, enquanto não houver a limpeza da área toda, o Ministério da Agricultura não irá liberar o status sanitário do Estado.

“O Ministério não vai admitir o selo de área livre de aftosa com vacinação, enquanto houver circulação viral, então temos que eliminar os animais, e o pessoal do iagro sabe a localização das propriedades onde estão os animais com atividade viral”, explica.

As empresas frigoríficas já estão liberadas para os abates e possuem o tratamento sanitário exigido para comercializar os animais abatidos no mercado interno e externo.

“Os frigoríficos tem o SIF, e nas indústrias contam com o nosso pessoal no local, e possuem tudo preparado para fazer a maturação e desossa da carne, que poderá ser consumida tanto no mercado interno como no externo”, com conclui, lembrando que o processo de maturação submete a carne à temperatura de zero grau antes de desossar e embalar o produto para venda, e neste processo o vírus da aftosa é eliminado.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete