25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Crianças mandam desenhos para confortar bombeiros de Brumadinho

2019-02-16 15:45:00

Crianças brasileiras estão mandando desenhos para confortar os corações dos bombeiros, que há mais de 20 dias fazem os trabalhos de resgate de corpos em Brumadinho, Minas Gerais, onde houve o rompimento da barragem da mineradora da Vale.

As cartinhas chegaram com desenhos e mensagens positivas para os “heróis de Brumadinho” expressando gratidão e admiração aos militares que se arrastaram na lama e seguem na missão de localizar desaparecidos.

“Muito obrigada por salvar tantas vidas. O trabalho de vocês foi uma dádiva de Deus. Vocês têm muito trabalho pela frente e podem ter certeza que Jesus também vai trabalhar na vida de vocês”, escreveu uma menina.

Um coração em camadas e um personagem com roupa vermelha e amarela, carregando uma mangueira, alegram a carta, escrita em várias cores.

Outra mensagem diz: “Bombeiros, obrigada pela consideração, por salvar inúmeras vidas. Não vai ser com uma carta que vou demonstrar gratidão que eu e todo Brasil temos pelo trabalho de vocês”.

O texto termina com #força, foco e fé. Ela também desejou: “Que Deus os retribua tudo em triplo!”.

Alento

O tenente coronel Anderson Passos, que atua na missão do Corpo de Bombeiros em Brumadinho, disse que as mensagens chegam como um alento, além do cuidado oficial que já recebem da corporação, como atendimento médico e psicológico.

“Nossa missão é buscar vidas, vítimas. Viemos ajudar a comunidade e estamos sendo ajudados. Quem cuida precisa ser cuidado. E temos recebido de várias formas”, afirmou Passos ao G1.

“Todo mundo fica emocionalmente impactado, espiritualmente impactado. Fazer este tipo de trabalho contínuo é realmente desgastante”, completou.

O apoio tem vindo de várias partes e de diversas formas.

Voluntários oferecem todo serviços como lavar a roupa, reiki, acupuntura, fisioterapia, alimentação.

“Uma corrente do bem, onde todos estão sensibilizados. A dor, ela iguala os homens”, disse, mencionando que iria cortar o cabelo com um voluntário.

"crianc%cc%a7as-desenhos-bombeiros-2"

 

Ajuda

A coronel Andreia Batista, chefe da Assessoria de Assistência à Saúde do Corpo de Bombeiros, falou que as cartas e outras manifestações ajudam muito.

“Apesar de todo o heroísmo deles, são seres humanos com quaisquer outros. A cartinha das crianças, o pessoal que está lavando as fardas dos bombeiros, tudo isso é mais um suporte para seguirem neste trabalho tão desgastante”, afirmou a coronel Andreia Batista.

Brumadinho tem uma equipe de assistência à saúde composta por médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, auxiliar de enfermagem e fisioterapeuta, que atendem diariamente os militares envolvidos na operação.

O crime ambiental

Desde a tragédia, 166 mortes foram confirmadas e 155 pessoas estão desaparecidas.

A barragem 1 da Mina Córrego do Feijão se rompeu no dia 25 de janeiro, na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, liberando um tsunami de água, terra e rejeitos sobre funcionários da Vale e moradores da região.

Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, 393 pessoas foram resgatadas.

Com informações do G1

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Enquete