12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Governador fará decreto com novas regras para proteger o Rio da Prata

2019-02-14 10:05:00

"RioRio da Prata exibe suas águas cristalinas em passeio de flutuação. (Foto: Márcio Cabral/Recanto Ecológico Rio da Prata)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou hoje (dia 13) que vai publicar um decreto específico para proteção do Rio da Prata, compartilhado pelos municípios de Bonito e Jardim.

 

13/02/2019 11:21

Governador fará decreto com novas regras para proteger o Rio da Prata

No mês de novembro, o rio, conhecido pelas águas cristalinas, foi tomado pela lama

Aline dos Santos e Leonardo Rocha
  • "Imprimir"
  •  
  • "Enviar
  •  
"RioRio da Prata exibe suas águas cristalinas em passeio de flutuação. (Foto: Márcio Cabral/Recanto Ecológico Rio da Prata)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou hoje (dia 13) que vai publicar um decreto específico para proteção do Rio da Prata, compartilhado pelos municípios de Bonitoe Jardim.

“Vai ser publicado um decreto estabelecendo regramento específico para a região. Precisa de maior proteção, cuidado do solo e a produção deve ser com sustentabilidade para não trazer problemas ambientais”, afirma Reinaldo.

O novo decreto também vai salvaguardar os rios Salobra e Formoso. No mês de novembro, o Rio da Prata, conhecido pelas águas cristalinas, foi tomado pela lama. Nele, termina o passeio de flutuação por quem vem pelo rio Olho D’Água.

O turvamento do Rio da Prata foi atribuído ao grande volume de chuva em pouco tempo, estradas sem caixa de contenção e os sedimentos que saíram de duas fazendas, na troca de pecuária por lavoura. A mudança da atividade econômica está em expansão em Bonito, município vizinho a Jardim.

“O próprio governo e as prefeituras locais precisam olhar para as rodovias que passam ao redor dos rios e verificar as caixas de contenção”, afirma o governador. O decreto vai trazer regras específicas e será publicado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) nos próximos dias.

Drenos – Bonito e Jardim compartilham o Brejão do Rio da Prata, área úmida com 5 mil hectares que abrange várias fazendas. O local atua com função similar ao rim, mas filtrando os sedimentos. A região tem várias pequenas nascentes e os solos férteis atraem a agricultura.

 

"ReinaldoReinaldo (ao centro e de camisa branca) anunciou hoje o novo decreto. (Foto: Leonardo Rocha)

Do lado de Bonito, a PMA identificou, no ano de 2016, 46 quilômetros de drenos para secar a área de banhado, propiciando o uso para agropecuária, na fazenda São Francisco e aplicou multa milionária.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete