27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Feira Literária do Sergipe terá palestrante de Mato Grosso do Sul

2018-04-19 11:00:00

A Academia Gloriense de Letras – AGL, da cidade de Nossa Senhora da Glória, Estado de Sergipe, organizará a Feira Literária de Glória – FLIG, entre os dias 25 a 27 de abril de 2018, no espaço Boteco do Sertão. O evento conta com a parceria do Clube de Leitura Antônio Carlos Viana, Instituto Federal do Sergipe, Academia Sergipana de Contadores de Histórias e Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Confirmaram presenças a poeta e prosadora Dina Salústio, de Cabo Verde na África, o escritor Lau Siqueira e o poeta e escritor sul-mato-grossense, Rogério Fernandes Lemes. O escritor Lucas Lamonier, Presidente da AGL, é quem está à frente dos trabalhos literários. A Abertura Oficial da FLIG será na quarta-feira (25), às 18h, com a participação especial da Orquestra Sinfônica da UFS e o encerramento, na sexta-feira (27), às 17h.

A FLIG terá, como atrações abertas ao público, Exposições, Contação de Histórias, Rodas de Leitura, Palestras, Oficinas de Teatro e Cordel, Lançamento e Vendas de Livros, Apresentações Artísticas de Dança, Painel Interativo, Poesia Fonada, Café Literário e o Cordel no Pingo do Meio Dia, sempre às 12h. A entrada é gratuita.

O amambaiense Rogério Fernandes Lemes terá duas participações na quinta-feira (26). A primeira palestra às 15h, com o tema “Os desafios editoriais no Brasil” e, às 20h, com o tema “Literatura e Ficção”. O convite veio do Presidente da AGL, em reconhecimento pela atuação literária do poeta e escritor Rogério Fernandes Lemes em âmbito nacional e internacional, com a divulgação da Revista Criticartes e a organização de Antologias.

Aproveitando a agenda

 

No dia 24, às 19h, realizar-se-á no Hotel do Sesc Atalaia, em Aracaju, a implantação da Academia de Letras do Brasil/Suíça Núcleo Sergipe. Na oportunidade, Rogério Fernandes Lemes será homenageado e empossado, pelo Chancelar Ylvange Tavares, como o primeiro Presidente da ALB/Suíça Núcleo Mato Grosso do Sul.

No dia 11 de maio de 2018, às 17h, acontecem lançamentos simultâneos da II Antologia Internacional Criticartes 2018, em Campo Grande, na Casa de Serjoca (Rua Santa Teresa, 468 – Vila Rosa Pires) e, em Dourados, no Soneto Café. (Rua Camilo Hermelindo da Silva, 820 – Jardim Caramuru). São 93 poetas e escritores do Brasil, Chile, Argentina, Suíça, México e França que compõem a Antologia. Rogério Fernandes Lemes é o Organizador desta obra literária, que tem como homenageado o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Currículo de Rogério Fernandes Lemes

Nasceu em Amambai, MS, no dia 13 de maio de 1976; casado com a poeta Kassia Mariano; é servidor público estadual, formado em Ciências Sociais. Publicou: “Amambai com poesia” (Poemas, 2013); “Subjetividade na pós-modernidade” (Crônicas, 2015); “As aventuras de Nicolas e o robô do espaço” (Literatura infantil, 2017); e “Palavras amontoadas” (Poemas, 2018). É Membro da Academia Douradense de Letras (ADL) e Membro Correspondente da Academia Gloriense de Letras (AGL). É o atual Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores em Mato Grosso do Sul (UBE-MS). Idealizador e criador da Revista Criticartes e da Biblio Editora. Organizador da Antologia Criticartes (2017), da Coletânea Mato Grosso do Sul 40 anos (2017) e da II Antologia Internacional Criticartes 2018. Idealizador da Academia Amambaiense de Letras (ACAL).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete