27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Júri condena a mais de 8 anos de prisão mãe acusada de jogar bebê em lagoa

2007-01-20 16:54:00

A ex-promotora de vendas Simone Cassiano da Silva, de 30anos, foi considerada culpada e foi condenada a 8 anos e quatro meses de prisão em regime fechado neste sábado (20). Ela é acusada de ter jogado a filha recém-nascida na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, em janeiro de 2006.
Na avaliação dos jurados, havia provas suficientes contra a ré, presa desde o ano passado no presídio Estevão Pinto, na capital mineira. O julgamento começou às 9h de sexta-feira (19) e se estendeu pela madrugada, até esta manhã.
O advogado de defesa Mateus Vergara, de 30 anos, pedirá a anulação do julgamento. Ele argumenta que houve comunicação entre as testemunhas e que os jurados dormiram.
“Eles dormiram. Vocês acham legítima a decisão de jurados que dormem?”, indagou. Vergara classificou a pena como “altíssima” e afirmou ainda que o julgamento de quase 28 horas prejudicou a decisão do júri.
Durante o julgamento, a defesa alegou que a promotoria não apresentou provas periciais ou testemunhais capazes de comprovar que Simone jogou a filha na lagoa. De acordo com o advogado Mateus Vergara, a acusação se baseou apenas em indícios.
A promotoria justificou o pedido de prisão por tentativa de homicídio triplamente qualificado afirmando que Simone mentiu em vários depoimentos prestados à polícia e à Justiça.
Entre os fatos sobre os quais a ré teria mentido está a alegação de que ela só descobriu a gravidez pouco antes de dar a luz. Segundo o promotor Luciano França da Silveira Júnior, ela já sabia da gestação meses antes do nascimento do bebê.
Uma das principais testemunhas da promotoria foi a operadora de rádio-táxi, Danielle de Andrade. Ela disse ter recebido uma ligação de Simone solicitando um táxi na Lagoa da Pampulha, próximo ao horário em que o bebê foi jogado na água. A testemunha foi desqualificada pela defesa, que acusou inclusive o delegado responsável pelo caso, Hélcio Sá Bernardes, de “plantar” a testemunha.
Simone chegou a chorar durante julgamentoSimone acompanhou todo o julgamento do lado esquerdo do plenário do Primeiro Tribunal do Júri, no Fórum Lafayette. Em alguns momentos, chegou a se emocionar.
Durante o interrogatório, afirmou se arrepender de ter abandonado a criança. Ela afirma que deu o bebê a um casal que passava próximo à Lagoa da Pampulha e desconfia que um deles tenha jogado a criança na água.
“Eu amo minhas filhas e eu me considero uma ótima mãe. Eu jamais imaginaria que minha filha seria jogada na água. Se quisesse me desfazer dela, não seria dessa forma”, afirmou.
Quem presidiu a sessão foi o juiz em exercício do Primeiro Tribunal do Júri, Leopoldo Mameluque. Ele decidiu fazer o julgamento sem interrupções, justificando que seria benéfico ao júri, pois permitiria aos jurados voltar mais cedo para casa. A medida, entretanto, pode ter sido tomada porque não há no Fórum Lafayette uma estrutura adequada para abrigar os jurados, que precisam ficar incomunicáveis.
Caso
O inquérito policial aponta que Simone escondeu a gravidez de toda a família e do namorado. A menina nasceu em novembro de 2005, mas, por problemas de saúde, permaneceu internada por dois meses.
Assim que a promotora e a criança tiveram alta da Maternidade Odete Valadares, em 28 de janeiro de 2006, a promotora de vendas teria jogado a filha na lagoa, na Região Norte de Belo Horizonte. Um casal e um vigia que passavam pelo local resgataram a menina, que estava boiando em um saco de lixo preto.
O bebê vive atualmente com uma família adotiva, escolhida pela Justiça. Os responsáveis estavam cadastrados em um programa chamado Pais de Plantão e passaram por avaliação social e psicológica antes da acolhida. Eles têm a guarda provisória da criança.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete