24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Paraguai comemora hoje dia da padroeira do País

2006-12-08 12:46:00

Nesta sexta-feira, dia 08 de dezembro é comemoração do dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição e Virgem de Caacupé, padroeira do Paraguai. A cidade de Bela Vista, localiza-se na fronteira com Bella Vista Norte Paraguai e milhares de católicos estarão participando na tarde de hoje, a partir das 17hs de uma procissão que sairá da Igreja Maria Auxiliadora do lado paraguaio, simultaneamente da Igreja Santo Afonso Maria de Ligório do lado brasileiro percorrendo as ruas das duas cidades em direção a Praia do Pompilio, onde na Praça da Cruz as margens do Rio Apa, o padre redentorista Eduardo Palacius e José Fernandes celebrarão a Santa Missa em três idiomas, Português, Espanhol e Guarani.
Já em Dourados, na Praça Paraguaia, localizada no Jardim Independência, os paraguaios realizam, uma grande festa em comemoração a padroeira, com missas e apresentações culturais.
Virgem de Caacupé
A pequena imagem de madeira que ocupa os principais altares paraguaios, a Virgem de Caacupê, foi esculpida por um índio guarani fugitivo. Vendo-se encurralado pelos índios que o perseguiam e que iriam matá-lo, ele se esconde atrás de uma grande árvore e promete que se fosse salvo faria com aquele tronco que o protegia uma imagem de Nossa Senhora. Fora de perigo, pois milagrosamente seus perseguidores passaram ao seu lado sem o terem percebido, o índio guarani esculpiu duas imagens da Virgem, uma grande, que destinou à igreja da aldeia, e outra menor, que fez para sua devoção particular.
Mais tarde houve uma grande inundação no lago Ypacaraí, arrastando tudo que estava a sua margem. Índios e habitantes do lugar ficavam ali na praia na esperança de recuperar seus pertences ou o corpo de algum familiar. De repente um índio carpinteiro, chamado José, vê descendo pelas águas barrentas uma pequena maleta de couro. Apressa-se em resgatá-la e descobre em seu interior uma pequena imagem da Virgem de Caacupê envolta em panos.
Todos na aldeia sabiam da origem daquela imagem, e em que circunstâncias ela fora esculpida, mas seu dono nunca mais apareceu. O que ninguém conseguia explicar era por que aquela imagenzinha, que havia percorrido diversas aldeias sem qualquer proteção, acabava sendo encontrada toda embalada, dentro da maleta de couro. Depois de ficar algum tempo na casa do índio José, e de ter testemunhado inúmeros prodígios e graças, a imagem foi levada à aldeia de Tobati, onde lhe construíram uma capela. Para ali acorreram muitos moradores e logo a aldeia cresceu, dando origem à cidade de Caacupê.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete