27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Preço do gás natural deverá subir até 25%

2007-11-21 10:13:00

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, reafirmou ontem (20) que o preço do gás natural irá subir a partir do ano que vem. “Certamente nós teremos um aumento do preço do gás em 2008. Isso é necessário”, disse.

No início do mês, Maria das Graças Foster já havia antecipado que o preço do produto vendido no Brasil deverá aumentar de forma gradual nos próximos dois anos.

Ontem, após participar de audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado, a diretora confirmou que a expectativa do setor é de um reajuste entre 15% e 25%, dependendo da negociação com as distribuidoras, da região e do volume contratado.

“Consideramos isso razoável, porque quem vende gás vive de existência e da continuidade de compradores. Não adianta sonhar com preços com os quais não se vende”, disse.

Segundo a diretora da Petrobras, o aumento não ocorrerá de forma súbita. “Além das correções do preço, nós precisamos de um aumento real, algo que vai ser dosado, suavizado, ao longo dos dois próximos anos [2008 e 2009]”.

Maria das Graças Foster defende que é preciso manter um percentual de rentabilidade adequado aos investimentos exigidos pela atividade, já que os custos de produção vêm aumentando. “É necessária uma revisão do preço do gás natural para que ele, adequadamente valorizado, possa continuar sendo cobiçado por todas as operadoras”.

Além da diretora, o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, também participou da audiência pública que, entre outros assuntos, tratou da necessidade de um marco regulatório para o setor energético e dos termos do novo acordo para produção e fornecimento de gás que o Brasil vai assinar com a Bolívia.

No último dia 7, a Petrobras anunciou que voltaria a investir na produção de gás boliviano. A estatal brasileira tinha deixado de injetar recursos no país vizinho depois que o governo de Evo Morales assumiu, em 1º de maio deste ano, o controle da produção, transporte, distribuição e exportação de gás e petróleo.

A medida, ocorrida exatamente um ano após a Bolívia ter nacionalizado a exploração de gás em todo o seu território, obrigou a Petrobras a vender para os bolivianos as duas refinarias que mantinha no país.

O gás natural é um combustível utilizado tanto em residências, quanto em indústrias e veículos. Mais da metade do que o Brasil utiliza vem da Bolívia e a tendência é que seu consumo aumente na mesma proporção que o crescimento da atividade econômica.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete