26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

CNI mobiliza 5 mi de trabalhadores no cambate à dengue

2007-11-19 11:49:00

O Ministério da Saúde ganhou um novo parceiro no combate à dengue. A CNI (Confederação Nacional das Indústrias), por meio do Sesi (Serviço Social da Indústria), levará para 5 milhões de trabalhadores informações sobre a prevenção da doença. A iniciativa foi anunciada na quarta-feira (14), durante assinatura de termo de cooperação, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente da confederação, Armando Monteiro Neto.

“Precisamos ter uma posição obsessiva em relação à dengue, mobilizando o governo, a sociedade e a mídia. Cotidianamente, as pessoas devem, em sua casa ou em seu local de trabalho, fazer as ações de prevenção”, afirmou o ministro.

A campanha Todos Contra a Dengue, lançada durante o encontro, tem o objetivo de conscientizar os trabalhadores das indústrias e mobilizá-los para combater o mosquito transmissor da doença, no ambiente de trabalho ou em suas casas.

Serão distribuídos:

– 5 milhões de cartilhas
– 500 mil fôlderes
– 500 mil panfletos
– 300 mil filipetas
– 150 mil cartazes
– 50 mil adesivos
– Vídeo para adultos com a participação do médico Drauzio Varela
– Vídeo para crianças

A campanha tem como meta atingir cinco milhões de trabalhadores da indústria, em todo o território nacional.

Além da ação, foram lançadas duas pesquisas sobre perfil de saúde dos trabalhadores. A parceria também prevê que serão realizadas ações para a promoção de saúde dos profissionais do setor, o que deve atingir pelo menos um milhão de trabalhadores.

Parcerias
O Ministério da Saúde tem se empenhado em construir parcerias para o combate à dengue. Já são mais de 20 iniciativas em andamento.

No
início desta semana, por exemplo, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina encaminharam 300 mil cartas alertando e convocando para a mobilização nacional contra as mortes relacionadas à dengue hemorrágica. Esse estágio mais crítico da doença causou 121 mortes neste ano. A dengue contaminou de janeiro até setembro mais de 480 mil pessoas.

Pesquisa
Durante o encontro na CNI foram divulgadas duas pesquisas:

1 ) Estudo DNT: Perfil Epidemiológico de Fatores de risco para doenças Não -Transmissíveis em Trabalhadores da Indústria do Brasil

O SESI, em parceria com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizou estudo pioneiro com o objetivo de identificar as doenças não transmissíveis e seus fatores de risco prevalentes, com amostra de 8.818 trabalhadores, em 111 cidades.

Foram identificadas as principais prevalências:
– 26,3% hipertensão arterial
– 15,8% tabagismo atual
– 2,9% diabetes melitus
– 7,7 % colesterol
– 49,7% excesso de peso
– 13,5% obesidade (IMC maior que 30)
– 28,9% história familiar de diabetes melitus
– 55,7% história familiar de hipertensão arterial

2) CAP

O SESI, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou, em 2006, a pesquisa Comportamento, Atitudes e Práticas em Relação às DST e à Aids entre os Trabalhadores de Empresas Clientes do Sesi. Foram entrevistados 5.631 trabalhadores. O papel de das empresas como fonte de informação sobre as DST/Aids foi mencionada por 63% dos entrevistados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete