33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Mais de 200 municípios podem ter FPM bloqueado por irregularidades

2017-01-18 09:04:00

Um total de 202 municípios podem ter o repasse do segundo decêndio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) bloqueado pela Receita Federal do Brasil, por possuírem irregularidades. A informação é da STN (Secretaria do Tesouro Nacional). Em geral, o bloqueio ocorre por atrasos no pagamento das guias do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) orienta os gestores municipais na tentativa de prevenir a ocorrência de apontamentos, devido ao descumprimento de preceitos legais como da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Além disso, a entidade sugere a realização de ações que proporcionem a sustentabilidade de sua gestão, em especial aquelas voltadas à arrecadação, à tributação e à melhor administração dos recursos oriundos de transferências constitucionais como o FPM.

Para tanto, a CNM elaborou Nota Técnica específica sobre os bloqueios, em que detalha os passos a serem tomados pelo Municípios. A entidade informou a todos os 202 gestores sobre o possível bloqueio na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, por meio de mensagens no celular. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete