20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fidel Castro volta a atacar Bush em jornal cubano

2007-10-29 04:21:00

O líder cubano Fidel Castro voltou a atacar ontem (domingo) o presidente americano, George W. Bush, em sua coluna "Reflexiones de Fidel Castro" ("Reflexões de Fidel Castro").

Castro chamou o americano de "falso ‘mambí’". "Mambí" era o apelido dado àqueles que lutaram pela independência de Cuba no século XIX.

Castro começa seu artigo, publicado na capa da edição dominical do jornal oficial "Juventud Rebelde", lembrando que "Viva Cuba Libre!" era o grito dos cubanos que lutaram na primeira guerra de independência da ilha, iniciada em 10 de outubro de 1868.

"Nunca imaginei que fosse escutá-lo (o grito) 139 anos depois, da boca de um presidente dos Estados Unidos. É como se um rei da época proclamasse: ‘Viva Cuba Libre!’", destacou o líder cubano.

No artigo, intitulado "Bush, mambí?", Fidel Castro também faz menção ao histórico político americano Abraham Lincoln (1809-1865), dizendo que "lutou por toda sua vida contra a escravidão, que era permitida em seu país quase 100 anos após a Declaração de Independência (dos EUA)".

O líder cubano também lembrou o 48º aniversário da morte do comandante da Revolução Cubana Camilo Cienfuegos, reproduzindo fragmentos do que Ernesto "Che" Guevara escreveu sobre Cienfuegos em seu livro "La guerra de guerrillas" ("A guerra de guerrilhas"), chamando-o de "companheiro de 100 batalhas".

Fidel finaliza o texto com as seguintes palavras: "Pelo que simbolizam seus nomes, respondemos ao falso ‘mambí’: Viva Lincoln!, Viva Che!, Viva Camilo!".

O líder cubano, de 81 anos, sofre de uma grave doença intestinal que o obrigou a delegar provisoriamente seus poderes políticos a seu irmão mais novo, o general Raúl Castro, em 31 de julho de 2006.

Desde esta data, Fidel não participa de atos públicos, aparecendo apenas em vídeos e fotografias.
Em março passado, seus artigos de opinião começaram a ser publicados na imprensa local.

Na terça-feira passada, Fidel também atacou Bush em um breve artigo, no qual denunciou que "o perigo de crise de fome mundial em massa" se agrava com a iniciativa do presidente americano de transformar alimentos em combustível, além de acusá-lo de ameaçar a humanidade com uma terceira guerra mundial.

Há uma semana, o líder cubano votou nas eleições municipais da ilha "do lugar de onde se recupera", segundo informou a televisão estatal, que não mostrou imagens de Castro.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete