23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Diesel deve passar a ter 5% de biodiesel já em 2010

2007-10-22 21:33:00

O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, afirmou hoje que, diante da oferta de biodiesel no mercado nos próximos meses, o governo federal poderá antecipar em três anos – de 2013 para 2010 – a meta de adicionar 5% do combustível ao diesel convencional. As afirmações foram feitas durante audiência pública realizada hoje na ANP sobre os leilões de biodiesel previstos até o final deste ano.

Segundo Lima, somente os dois leilões previstos para a primeira quinzena de novembro, ampliarão a oferta do combustível em 800 milhões de litros. O volume, disse, é suficiente para garantir o cumprimento da legislação, que determina a elevação da mistura para 2% a partir de janeiro. “Com esses dois leilões, estabeleceremos o nível de garantia e de segurança para a efetivação da meta de 2% a partir de janeiro de 2008”, ressaltou Lima.
Em dezembro, a ANP programou mais dois leilões, sem volume definido.

Oferta – O país tem hoje 42 unidades de biodiesel habilitadas e em processo de produção. “Somente essas unidades garantirão uma produção de 2,063 milhões de metros cúbicos (o que resulta em mais de 2 bilhões de litros) que estarão disponíveis em 2008. A meta de 2% é incapaz de consumir toda esta produção”, estimou o diretor da Agência.

O excesso de biodiesel no mercado, segundo Lima, fará a ANP acelerar a transição da mistura de 2% para 5%.
Durante a audiência pública, o diretor-geral admitiu que a ANP teve, ao longo do ano, problemas com empresas produtoras que não estavam conseguindo entregar o biodiesel no prazo estipulado nem de maneira adequada. “Realizamos cinco leilões e tínhamos previsões de entrega, mas os produtores não estavam fornecendo o produto de forma satisfatória. Havia certa incerteza”, disse.

O diretor, no entanto, assegurou que os problemas com as empresas não se repetirão. Segundo ele, as próprias normas do leilão garantirão o volume adicional de biodiesel. “Quem participar da licitação terá de entregar o produto até 31 de dezembro, caso contrário não poderá mais fazê-lo”, declarou

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete