19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Conheça a Crotalária, flor utilizada no combate ao Aedes

2016-02-11 09:08:00

Imagine seu jardim com belas flores amarelas, atraindo energia positiva e beleza. Agora imagine que, além dessas características, essas flores atuam como repelente natural contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Essa planta é a Crotalária Juncea, espécie que se adapta a qualquer habitat e cresce rapidamente nos jardins. A Crotalária em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito, além de ser considerado predador natural do Aedes. O inseto distribui seus ovos na água parada, justamente onde o Aedes se prolifera, e quando os ovos da libélula eclodem, as larvas se alimentam das larvas do mosquito. 

Com base nesses benefícios, o Hotel Pousada Águas de Bonito, resolveu investir na ideia e incentivar a população a frear o crescimento dessa epidemia que vem tomando conta do Brasil. A campanha desenvolvida pelo hotel envolve a distribuição de sementes da Crotalária para os moradores de Bonito, 300 quilômetros distantes de Campo Grande.O plano da campanha surgiu quando os proprietários da pousada assistiram a uma reportagem sobre o município de Sorriso (MT), que mostra ação realizada pela prefeitura em parceira com uma organização, produziram uma pesquisa e investiram na distribuição gratuita da semente para a população.

De acordo com o gerente de marketing do hotel, Willian Yudi, as sementes da planta estão sendo distribuídas gratuitamente na recepção do hotel, “caso a procura seja grande, planejaremos distribuir nas ruas da cidade” diz ele. As sementes foram adquiridas na Capital, numa produtora de sementes, que em contato, disse vender apenas em grandes proporções para produtores rurais, público-alvo da empresa.

A reportagem pesquisou e identificou duas fabricantes de sementes em Campo Grande que comercializam o grão da Crotalária, “Sementes Garcia” e “Sementes Bonamigo”, mas as empresas disseram que a semente está em falta, por conta da grande procura dos clientes, mas que já trabalham para repor o estoque. Para quem se interessou, também há opções de compras na web: Sementes CaiçaraBR Seeds e Plantei. Os preços variam de acordo com a quantidade de compra e orçamento do frete.

Vale lembrar que a eficácia da Crotalária no combate ao Aedes não foi comprovada cientificamente e o foco é mais um experimento de acabar com a multiplicação do mosquito, já que todo método é bem vindo no combate a sua infestação. Mesmo com a planta em seu jardim, não deixe de combater a dengue com os métodos tradicionais, mantendo quintais limpos e não deixando água parada. 

Saiba como cultivar a Crotalária:

A Crotalária prefere solo fértil locais frescos, quando selecionar o local do plantio, faça covas de aproximadamente 2 cm de profundidade  50 cm de distância entre cada cova. Em cada cova, coloque 2 sementes de Crotalária e regue diariamente na fase do nascimento do grão, mas tenha cuidado para não deixar solo muito encharcado. A Crotalária requer os cuidados básicos, que geralmente temos com as outras plantas de nosso quintal ou jardim. As sementes germinarão de 5 a 7 dias, e quando florir, começaram a atrair as libélulas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete