15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Senadores de MS dizem que absolvição desgasta Congresso

2007-09-13 06:45:00

Em entrevistas nesta manhã, respectivamente, às rádios FM Capital e FM UCDB, os senadores sul-mato-grossenses Marisa Serrano (PSDB) e Valter Pereira (PMDB) avaliaram que o resultado da votação do parecer que pedia a cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), causa um grande desgaste à imagem do Congresso. Marisa foi relatora do processo aprovado no Conselho de Ética pedindo a cassação de Renan.

“O sentimento é de frustração”, resumiu Marisa. “Renato Casagrande (PSB-ES) e eu fizemos um trabalho sério. Mas não valeu o trabalho efetuado. Não valeu o que significa ética e decoro”, prosseguiu. Ela também condenou a realização de sessão e votação secretas no Senado.

Valter Pereira disse a decisão provoca “uma fratura muito grande” no Congresso e um desgaste profundo à imagem do Senado. O senador disse que o PMDB enfrentou um problema sério para avaliar o colega de partido. “Não teve orientação da bancada. Metade seguiu uma rota e parte seguiu outra”, afirmou.

O senador disse que a decisão favorável a Renan foi possível graças a uma articulação do próprio presidente da Casa que, segundo ele, “sempre esteve numa condição muito favorável”. Pereira afirmou ainda que a existência de outros processos contra Renan vai “arrastar” a crise no Senado por um longo tempo.

Projeto de resolução – Pereira defendeu um projeto de resolução que altera o Regimento Interno do Senado determinando que o presidente do senado seja afastado quando estiver respondendo a sindicância ou a processo administrativo. “Não existe norma que oriente no sentido de afastar o acusado. É um defeito do regimento”, afirmou. “Deve ter uma determinação para que seja afastado. Porque quem está no comando, pelo menos em tese, tem capacidade de pressionar os outros”, adicionou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete