32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Renato Câmara quer facilitar acesso aos medicamentos das Farmácias Populares

2015-08-27 15:46:00

O deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou, na sessão desta quinta-feira (27/8) projeto de lei que responsabiliza as farmácias e drogarias de Mato Grosso do Sul, que participam do programa federal “Farmácia Popular”, fixarem, em suas dependências, a relação completa e atualizada dos medicamentos contemplados por esse programa.

O Farmácia Popular foi criada pelo governo federal para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, como diabetes, hipertensão e asma. Existem duas modalidades do programa: a rede própria de farmácia populares e também as drogarias da rede privada que, por meio do convênio “Aqui tem Farmácia Popular”, também distribuem os medicamentos gratuitamente ou com preço reduzido.

O projeto de lei apresentado por Renato Câmara prevê que as farmácias populares e aquelas que são conveniadas disponham da relação completa e atualizada dos remédios contemplados pelo programa. Ainda segundo o projeto, a atualização deve ser feita semestralmente. O objetivo é que a população tenha conhecimento dos medicamentos que possam ser adquiridos com preço mais acessível e até gratuitamente.

Para o parlamentar a informação é essencial para que os cidadãos possam desfrutar dos seus direitos, “muitas vezes as pessoas sequer têm o conhecimento dos medicamentos que podem ser adquiridos pela Farmácia Popular pela falta de divulgação dessa relação nos estabelecimentos conveniados. As informações devem estar disponíveis e visíveis aos consumidores para que sejam contemplados de forma plena pelo programa”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete