21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Palmtops com dados do IBGE desaparece na fronteira

2007-09-12 12:57:00

Cartazes feitos à mão foram distribuídos na periferia de Pedro Juan Caballero na tentativa de encontrar um PDA (Personal Digital Assistants), computador de mão usado neste ano durante o Censo 2007 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O equipamento usado para substituir os tradicionais questionários de papel foi perdido e pode ter ido parar no país vizinho Os cartazes trazem informações do equipamento e números de telefones no Brasil e no Paraguai que podem ser contatados caso alguém saiba do paradeiro do PDA. Ainda é informado que há uma boa gratificação em caso de uma informação que leve ao aparelho.

Segundo o Mercosul News, o texto em espanhol diz “Busco – Aparato de propriedade del Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, color azul, palmtop – Le ruego a la persona que encontre, llamá 74208; 74481 (números do Paraguai) – Tel. Brasil IBGE 3431-1125 – Buena Gratificación”. O cartaz tem ainda um número de celular brasileiro para contato, mas não é possível ler com clareza.

Dotados de equipamentos de GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, em português), os PDAs possibilitaram ainda a exata localização dos recenseadores nas suas áreas de coleta (os setores censitários), bem como a captação precisa das coordenadas geográficas de estabelecimentos e domicílios da zona rural.

O IBGE aponta também vantagem no uso do equipamento no que diz respeito à rapidez e agilidade no processamento das informações recolhidas e na divulgação dos resultados para a sociedade. Os PDAs possibilitam a crítica imediata, no momento em que os dados estiverem sendo coletados pelos recenseadores, viabilizando eventuais correções no ato da entrevista.

Os palmtops permitiram o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios, evitando a não-resposta por esquecimento ou erro do recenseador. Os saltos automáticos no formulário dispensaram a passagem por quesitos para os quais eventualmente não havia informações e otimizou o tempo de entrevista. A transmissão dos dados propiciou a análise praticamente em tempo real das informações.

Segundo informações estaria havendo atraso no fechamento dos dados de Ponta Porã em relação ao último Censo e as pessoas já começam a relacionar o sumiço dos equipamentos a este fato. No escritório local de Ponta Porã não foi dada nenhuma informação. A agência é uma das 27 unidades que operou com 534 pontos distribuídos no país.

A suspeita é de que os mini computadores saíram de alguma forma das mãos do pessoal contratado e acabaram vendidos no Paraguai. Contudo, a expectativa de recuperação reside no fato de que na vizinha cidade ninguém saberia como usar o PDA.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete