26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Barreira sanitária pode impedir evolução do setor produtivo, destaca Governador

2015-07-29 17:35:00

Kelly Ventorim (Sepaf)
Na oportunidade em que acontece em Campo Grande mais uma edição do Circuito Expocorte, evento de difusão da informação e tecnologia para fomento da cadeia produtiva da carne, o Governador Reinaldo Azambuja recebe o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o Secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim.

O Governador Reinaldo, que esteve ontem em São Paulo com o Governador Geraldo num encontro que debateu a avicultura e a suinocultura do País, destacou a importância da presença de Geraldo num evento que discute o que ele classifica como ‘Brasil real’ destacando a agropecuária como a grande responsável por alavancar a geração de empregos, as exportações e por manter a balança comercial positiva.

Sobre uma das preocupações levantadas em São Paulo no dia anterior, Reinaldo destacou a sanidade, como sendo fundamental para garantir que as boas oportunidades do setor não sejam perdidas. “Só tem uma barreira que pode impedir o setor produtivo do Estado de evoluir e ocupar ainda mais espaço no mercado, e é a barreira sanitária” completou.

Sobre as ações desenvolvidas no Estado, Azambuja falou do programa de recuperação de pastagens degradadas, que está em fase final de elaboração e deve ser lançado nos próximos dias, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar. “São áreas antropizadas e que podem ser inseridas no processo produtivo, tanto melhorando a qualidade da pastagem, tendo uma melhor competitividade, como também inserindo em processos de integração agricultura, pecuária e florestas, segmento que vem se fortalecendo no Estado”. Enfatizou.

Para o secretário Dr. Fernando Lamas, que responde pela pasta da Produção e Agricultura Familiar, o evento proporciona uma rica discussão das novas tecnologias. “A parceria com o Estado de São Paulo, que nos propicia receber, por exemplo, pesquisadores da APTA, que estarão discutindo modelos de produção fundamentadas no boi 7.7.7, trazendo melhorias da sustentabilidade da pecuária, é muito importante. Com a presença das universidades, Embrapa e outras importantes empresas de pesquisas, além de dois governadores de Estado, a Expocorte se mostra forte e muito bem estruturada. Estão de parabéns Famasul e entidades envolvidas na organização deste evento”. Concluiu.

A Expocorte, evento que circula pelas principais regiões de gado de corte do Brasil contando com uma feira de negócios, dois dias de workshops com palestras e debates em cada etapa, um leilão entre outras atividades voltadas ao fomento da pecuária, tem programação para hoje, 29, e amanhã, dia 30, durante todo o dia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete