18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governadores criam fórum e Reinaldo prevê mais poder

2015-07-03 20:07:00

Na frente de ministro da presidente Dilma Rousseff (PT), governadores do Centro-Oeste e do Tocantins lançaram, nesta sexta-feira (3), em Goiânia, o Fórum do Brasil Central para elevar a competitividade e fortalecer o desenvolvimento econômico da Região Central do País. A novidade, na opinião do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), vai elevar o poder de participação dos estados nas decisões do Planalto.

“Os Estados tem de participar das discussões e definições de prioridades do Governo Federal. Este bloco possibilitará este movimento”, destacou, durante o encontro. Ele ressaltou ainda que os Estados do Brasil Central vem respondendo de forma positiva ao cenário de crise econômica que passa o País. “O fomento ao empreendedorismo regional, com a criação do bloco, possibilitará uma resposta ainda maior”, completou.

Ainda no encontro, Reinaldo defendeu a importância da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e cobrou sua revitalização. “Vamos trabalhar para rediscutir o papel da Sudeco e buscar sua revitalização, que é muito importante para os Estados do Centro-Oeste”, comentou.

A ideia, segundo governador de Goiás, Marconi Perillo, é dar força e rumo à superintendência. “Proporemos à Sudeco, revitalizada, enfrentar as grandes desigualdades que persistem dentro de nossa região e de nossos Estados e o Distrito Federal. Entretanto, não nos limitaremos às iniciativas de âmbito federal. Os próprios Estados e o Distrito Federal decidirão, com base em suas realidades e suas aspirações, a participação em nosso movimento”, disse.

Criado por sugestão do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, que participou do encontro de hoje, o bloco manterá reuniões mensais até o fim de 2015. A próxima reunião está agendada para o dia 7 de agosto, em Cuiabá (MT). Mato Grosso do Sul vai sediar encontro do bloco dia 2 de outubro.

Também ficou definido que o movimento vai trabalhar no desenvolvimento de setores estratégicos para o desenvolvimento dos Estados da região. Os seis eixos, aprovados por unanimidade, são agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete