27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Descrédito marca discurso de reunião sobre conflito entre índios e produtores rurais

2015-06-30 08:34:00

Willams Araújo

Os prefeitos dos municípios da região sul do Estado, onde há constantes conflitos entre índios e produtores rurais, buscam uma saída para o problema. No entanto, foram alertados por integrantes da bancada federal de que é difícil uma posição política diante da falta de interesse do governo da presidente Dilma Rousseff.

A mesma linha de raciocínio foi compartilhada pelos deputados federais Carlos Marun (PMDB), Luis Henrique Mandetta (DEM), Tereza Cristina Corrêa da Costa (PSB) e pelos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Mara Caseiro (PTdoB) durante reunião na Assomasul, em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (29), com representantes dos produtores rurais.

Marcada pela emoção de vários produtores rurais que tiveram terras invadidas pelos índios e que vêem o risco de perdê-las, a reunião foi conduzida pelo prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), presidente do Conisul (Consórcio Intermunicipal da região Sul de MS).

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Juvenal Neto (PSDB), disse apoiar a união de todos em favor dos produtores e dos índios para preservar os interesses dos municípios.  

“Nunca vi um movimento tão forte quanto agora, por isso acho que essa é a oportunidade ímpar para resolver essa situação”, apelou o proprietário da fazenda Madama, Aguinaldo Ribeiro, de 54 anos, localizada em Coronel Sapucaia, cujo município está na linha de conflito daquela região.

Equipes da Força Nacional se deslocaram, no último sábado (27) para as áreas de conflito entre indígenas guarani kaiowá e produtores rurais na região sul de Mato Grosso do Sul.

Os policiais atuam desde a última sexta-feira nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Amambaí por determinação do Ministério da Justiça.

O produtor Rui Escobar, que convive com a mesma situação em Paranhos, disse que a situação é triste pelo fato de a propriedade de sua família ter sido herdada do bisavô em meados de 1882, mas vê que isso não tem valor nenhum agora diante da falta de segurança e injustiça.

Segundo ele, trata-se de uma área de 1.600 hectares com grande produção de eucalipto e soja. “Não há mais o que fazer em relação do governo federal, pois todas as vezes em que houve a intervenção a questão do conflito não foi solucionada”, desabafou.

Presente ao encontro, o presidente da Acrissul (Associação do Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, avaliou que há toda uma orquestração nestas invasões e dificilmente o proprietário rural consegue sucesso nos processos de reintegração de posse.

Ele contou que já participou de várias reuniões, inclusive no Ministério da Justiça, na tentativa de solucionar o problema, mas nota uma falta de vontade política muito grande das autoridades.

“Hoje nós não somos mais pauta da imprensa nacional, hoje é só notícia do Petrolão. Quero dizer uma coisa a vocês, se deixar entrar (índios) na terra, perde, porque esse País está à deriva, infelizmente esse é o país que estamos vivendo”, disparou Maia, mesmo reconhecendo que a bancada federal e a classe produtora têm feito à sua parte.

Para Mara Caseiro, é desanimador voltar a  discutir uma questão que se arrasta há anos. “Eu tenho vergonha de ser política num país sem vergonha como este. Eu também imaginava que podia ter uma solução, mas o que teve foi uma sequencia de problemas”, afirmou a deputada.

Indignada, a deputada culpou o governo do PT pelo impasse criado no setor. “Nesse país já não existe mais ordem, porque quantas vezes esse assunto foi discutido com vários ministros, desde a Gleisi Hoffmann (ex-Casa Civil), e nada foi feito!”, lembrou a deputada.

O deputado Zé Teixeira também vê dificuldade da solução imediata do problema, mas ainda assim defende a união da classe política e dos produtores no sentido de pressionar o governo a resolver o problema.

O democrata disse que sem o agronegócio o Brasil não é nada. Nós somos muito fortes no contexto nacional, sem essa união esquece que não vai resolver isso politicamente. Acho que já tem temos o direito garantido na Constituição, o Estado tem que ser responsabilizado por eventuais invasões, e eu disse isso ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que ajudei a eleger”, disse Zé Teixeira, que representou a Assembleia Legislativa, durante a reunião.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Enquete