14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Fiems desconfia de dados do PIB e acredita em recessão

2015-03-28 23:01:00

A Fiems (Federação da Indústria de MS) desconfia que os dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não retratam a realidade da economia brasileira. Segundo o Instituto, o país teve crescimento de 0,1% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2014.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirma em nota, que o “número é duvidoso” e que ele acredita “que a indústria e a economia do país estão em recessão”. Para ele, o governo federal precisa cortas gastos para que a economia volte a crescer.

“É preocupante, pois, mesmo sendo 0,1%, para não dizer que estamos em recessão, é um número que demonstra a nossa preocupação com as políticas que o Governo Federal tem implantado”, analisou.

Segundo Sérgio Longen, o setor industrial está há pelo menos um ano batendo na tecla de que os cortes nas despesas do Governo Federal precisam ser implantados. “Os gastos públicos não estão contidos, os custos subiram mais uma vez e, com esses aumentos que estão sendo colocados, o setor vai ficar menos competitivo”, pontuou.

Na avaliação do Radar Industrial da Fiems, o quadro tende a piorar, 2015 pelo que se viu até agora será marcado por aumento de impostos, encarecimento dos custos produtivos, inflação alta, corte nos investimentos e aumento do desemprego. O país precisa criar uma agenda de crescimento e que tem que partir de uma forte sinalização do próprio Governo Federal, adotando ações que tornem o estado mais eficiente, menos burocrático e, sobretudo, diminuindo o peso de seu custeio.

Com o crescimento econômico de 0,1% em 2014, o Brasil ficou na 31ª posição em um ranking do PIB de 34 países. Segundo a lista elaborada pela Austin Rating, o PIB do País no ano passado só não foi pior do que o do Japão (0%), da Finlândia (-0,1%) e da Itália (-0,4%), sendo que a China se manteve na liderança o ranking, com um crescimento de 7,4%, seguida por Índia (7,2%) e Malásia (6%).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete