23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em MS, 72 pessoas foram atacadas por escorpiões em 3 meses

2015-03-28 17:01:00

Mato Grosso do Sul já teve 72 ataques de escorpiões nos primeiros três meses deste ano. Os dados são do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox). O número é considerado elevado. Para evitar acidentes provocados por estes tipos de animais peçonhentos, o Centro está alertando à população.

De acordo com o Civitox, é importante nivelar as calçadas, pisos, paredes e portas para evitar o alojamento de escorpiões; colocar de barreiras de proteção na base das portas para evitar que o inseto tenha acesso ao interior do domicílio; observar as toalhas de banho e calçados antes de utilizá-los; afastar as camas cerca de 10 cm das paredes; e guardar os calçados e chinelos em locais apropriados, para evitar que permaneçam no chão quando não utilizados.

Outras dicas importantes são: limpar periodicamente as caixas de gordura e de energia elétrica e o ar-condicionado; colocar uma tela de proteção nos berços; evitar ir descalço ao banheiro e, no período noturno, acender as luzes e observar o assento do vaso sanitário e o local onde está o papel higiênico, antes de utilizá-los; tomar banho usando chinelo de dedos; tampar sempre as latas de lixo e utilizar sacos plásticos, evitando restos de alimento expostos que podem atrair a presença de insetos (baratas, grilos, etc) e aranhas, que são alimentos para o escorpião; Em caso de plantas trepadeiras próximas às janelas, é ideal fazer o uso de uma tela de proteção.

Também é importante não exterminar as lagartixas e outros predadores, como as corujas e os sapos. Ao limpar os jardins, quintais e terrenos, não revire as folhagens, pedras, madeira e outros materiais diretamente com as mãos (use luvas e revire os objetos com um pedaço de madeira). Mantenha a casa livre de insetos, de lixo e materiais entulhados. Os quintais e os terrenos devem permanecer limpos e em bom estado de organização.

De acordo com o coordenador do Civitox, Carinston da Costa, o aparecimento dos escorpiões nesta época do ano está associado a sazonalidade, ou seja, o calor e a umidade são os fatores que mais contribuem para o aparecimento deste tipo de animal peçonhento. – See more at: http://www.douradosagora.com.br/cidades/em-ms-72-foram-atacados-por-escorpioes-em-3-meses#sthash.Yll88yVT.dpuf

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete