20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Alunos da rede estadual começam ano letivo sem kits e uniformes

2015-01-23 10:07:00

A exemplo do que aconteceu com alunos da rede municipal de Campo Grande no ano passado, os 290 mil estudantes das 360 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul vão começar o ano letivo sem kit escolar e uniforme. Em meio a negociação de reajuste salarial dos professores, o governo tenta agilizar a compra dos materiais, que devem  custar entre R$ 15 e 20 milhões; no entanto, a abertura do pregão eletrônico só vai acontecer em 5 de fevereiro, um dia depois do início das aulas na Capital e em algumas regiões do Estado.

Conforme registro do edital disponibilizado ontem no sistema da Central de Compras do governo, o processo licitatório é comandado pela Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD). Mais detalhes da concorrência não foram divulgados.

Negociação

As negociações pelo aumento salarial dos professores da rede estadual – definido em 25,42% em lei sancionada no final de 2013 pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB) – tiveram novo capítulo ontem. Na terceira reunião entre a diretoria da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e secretários do governo, nenhum acordo foi firmado, mas a proposta colocada em discussão pelo governo na útima segunda-feira (19) foi detalhada.

De acordo com o presidente da federação, Roberto Botarelli, a equipe de Reinaldo Azambuja (PSDB) ofereceu pagar apenas o reajuste aprovado pelo Governo Federal para o piso nacional, no percentual de 13,01%, dividido em duas parcelas, uma paga no salário de fevereiro e outra, em maio. No entanto, a categoria continua convicta em não abrir mão da lei estadual que prevê 
reajuste de 25,42%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete