33.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Assomasul comemora aprovação do aumento de 1% do FPM para os municípios

2014-11-28 09:02:00

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (sem partido), comemorou a aprovação da PEC 426/2014 que prevê aumento de 1% no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A emenda constitucional foi aprovada em segundo turno na sessão de quarta-feira da Câmara dos Deputados e agora seguirá para apreciação do Senado.

Para Douglas, embora não seja o percentual reivindicado, uma vez que a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) queria um aumento de 2%, a medida irá amenizar a situação de penúria pela qual vive a maioria dos municípios não apenas de Mato Grosso do Sul, mas de todo o País.

O FPM é um fundo repassado pela União aos municípios. A Constituição determina que o repasse seja de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Com a mudança prevista pela PEC, o repasse será de 24,5%.

O presidente da Assomasul também lamenta o fato de o percentual não poder ser aplicado já este ano, uma vez que a PEC prevê que o aumento de 1% no repasse seja dividido em duas etapas. Ou seja, em 2015, o aumento será de 0,5%. O restante será pago no ano seguinte.

Por outro lado, o governo prevê um impacto de R$ 3,8 bilhões nas contas públicas, estimado com base na arrecadação dos impostos.

VITÓRIA

Apesar de pressionar as contas do governo federal, o aumento do repasse do FPM é visto como uma vitória da bancada governista.

O deputado federal Cláudio Cajado (DEM-BA) comemorou a votação. "Gostaria de parabenizar a Câmara por essa votação.

Os municípios brasileiros estão à míngua e essa PEC fornecerá os recursos necessários para os investimentos necessários aos municípios", afirmou.

De acordo com o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), relator da PEC, a medida vai amenizar as dificuldades financeiras vividas pelos municípios.

"Essa mudança vai diminuir a distorção do nosso pacto federativo. As pessoas vivem nos municípios e Brasília tem uma dificuldade muito grande de entender as dificuldades vividas nos municípios", afirmou.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete