21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

TSE pode extinguir zona eleitorais em cinco cidades de MS

2014-11-20 20:30:00

Uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode extinguir ao menos cinco zonas eleitorais em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Pedro Gomes, Bandeirantes, Anaurilândia, Porto Murtinho e Inocência.

A medida prevê um rezoneamento e extinção de zonas eleitorais que contam com menos de 10.000 eleitores, o que atingiria em todo o país seriam quase 150 cidades. O trabalho de redistribuição dos cidadãos aptos a votar caberia aos Tribunais Regionais Eleitorais.

“Fomos procurados pelo prefeito de Pedro Gomes (Francisco Vanderley Mota, PT) que está muito preocupado em perder a zona eleitoral. Vamos buscar primeiro orientação no Estado para, se não for suficiente, tentar reverter essa situação em Brasília”, disse o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB).

Mochi afirmou que irá consultar, em breve, o presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), João Maria Lós. Ele também pediu ajuda ao senador Waldemir Moka (PMDB), para que interceda em Brasília junto ao TSE.

De acordo com o Tribunal, uma zona eleitoral trata-se de uma região geograficamente delimitada dentro de um Estado, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza os eleitores ali domiciliados e coordena as eleições na localidade, e pode ser composta por mais de um município, ou apenas por parte dele.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete