24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Semed e Tucanafro lançam campanhas para fortalecer autoestima

2014-11-17 15:49:00

Combater o racismo e fortalecer a autoestima da população negra são os objetivos das campanhas “A luta não é só do negro, é de todos nós” e “Moreno não, sou negro. Afirme sua negritude”. Ambas foram lançadas nesta segunda-feira (17) durante o Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

A capacitação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed). Já as campanhas, a pasta vai realizar em parceria com o Tucanafro MS, secretariado de combate ao racismo do PSDB, presidido pelo jornalista Rafael Domingos.

“Uma ação importantíssima. Nós sabemos que hoje o bullying é gerado principalmente por meio de preconceitos. Ações como essas [as campanhas] diminuem é muito o bullying, por consequência, diminuem a violência, as brigas na escola”, comentou a secretária Ângela de Brito, destacando a importância de as campanhas serem realizadas no âmbito da educação.

Para o deputado estadual eleito Professor Rinaldo (PSDB), que compareceu ao lançamento das campanhas, de fato, a “luta não é só do negro, tem que ser de todos nós e principalmente no âmbito escolar. Essas ações vêm fortalecer o sentimento que já temos de promoção da igualdade racial. É preciso que todos nós, independente da nossa cor, da nossa raça, trabalhemos pela promoção da igualdade entre as pessoas”, disse ele.

Rinaldo também comentou o que chama de discriminação entre os próprios negros. A campanha “Moreno não, sou negro” tem o intuito de promover o fortalecimento da autoestima. “A pessoa tem que assumir quem ele realmente é, a cor da sua pele”, completou.

Rafael Domingos, que preside o Tucanafro, esclareceu a importância de o secretariado agir em parceria com órgãos governamentais como é o caso da Semed. “Acredito que a gente só consegue mudar o indivíduo fazendo um trabalho de conscientização e sensibilização dentro da educação, porque moldando as crianças conseguiremos ter adultos conscientes”, avaliou Rafael.

Ainda segundo ele, não existe políticas públicas para o moreno ou pardo, mas sim para os negros. O fato de os negros se assumirem como tal forneceria números reais da dimensão dessa parcela da população, como subsídio na busca de soluções e na proposição de políticas públicas.

Educação inclusiva

O lançamento das campanhas ocorreu dentre da programação mais abrangente do curso de formação promovido pela Semed. Estão previstas ações até o dia 21 com temas diversos: relações de gênero e diversidade sexual, acessibilidade a pessoas com deficiência, educação indígena, dentre outros.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete