32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Seminário Povos Indígenas acontece este mês na Capital

2007-08-18 08:45:00

Entre os dias de 27 a 30 de agosto, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) sedia o II Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade – Saberes e Práticas Interculturais. A edição deste ano do evento pretende contribuir com reflexões sobre a responsabilidade das instituições de ensino superior na definição e implementação de políticas públicas mais de acordo com as demandas dos povos indígenas, conforme determina o texto constitucional de 1988.

Nos últimos anos cresceram, em todo o País, as demandas dos povos indígenas por acesso às universidades. Fenômeno idêntico percebe-se em outros países da América. Diversas universidades públicas e comunitárias, atentas às demandas indígenas por ensino superior, desenvolvem experiências voltadas ao acesso diferenciado dos índios aos espaços acadêmicos.

Porém, essas experiências sinalizam questões que vão além do debate em torno de cotas para atender as demandas por ensino superior desses e de outros segmentos, pois se trata de povos com saberes e processos sociais e históricos diferenciados. A programação completa do evento pode ser acessada pelo site do Programa. Mais informações: (67) 3312-3590.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete