23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Aquário talvez seja minha obra mais emblemática, diz André Puccinelli

2014-10-31 11:28:00

A pouco mais de 60 dias para finalizar seu segundo mandato à frente do Governo do Estado, o governador André Puccinelli (PMDB) conduziu a imprensa a uma visita às obras do maior aquário de agua doce do planeta, na tarde dessa quarta-feira (29).

Quem passa pela Avenida Afonso Pena em frente ao Parque das Nações Indígena, dentro de onde está sendo construído o Aquário do Pantanal, não tem ideia do tamanho da obra. Pela primeira vez, o próprio governador conduziu a imprensa até o local. “Eu gosto de surpreender positivamente”, brincou.

O que se vê logo na chegada é a grande estrutura metálica e um fluxo considerável de trabalhadores em todos os cantos da obra. Tanto da Avenida Afonso Pena, quanto dentro do espaço ainda não é possível visualizar os tanques, já que o Aquário terá 18 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares, e boa parte longe da vista de quem enxerga o prédio de fora.

Imensas clarabóias estão instaladas na parte superior da entrada, que servirão para iluminar os andares inferiores. A visita guiada durou quase uma hora. O grande domo que se vê de fora é apenas a recepção do local. André revela que ao todo serão 32 tanques, além de um auditório para 250 lugares de frente para um dos aquários. “As pessoas vão acompanhar a palestra vendo os peixes nadando”, disse o governador.

Questionado se era esta sua maior obra, André citou outras. “A (pavimentação) da MS-040 custou mais que essa, mas talvez o Aquário seja mais emblemático. De importante há outras, como a construção de 70 mil casas, e a importância disso para milhares de famílias sul-mato-grossenses é grande”, disse um bem humorado governador.

André se defendeu das críticas que tem sofrido pela obra, e revelou que o próximo gestor estadual terá à seu dispor valores suficientes para a conclusão do empreendimento. “Você vai ver isso aqui daqui a cinco anos, com as Universidades, a Embrapa Pantanal e a mídia divulgando”, emendou.

Em um dos espaços no local, o visitante vai poder “sobrevoar” o rio Paraguai, já que tanques em fase final de construção irão reproduzir a flora pantaneira. O tamanho da obra impressiona. São ao todo 17 mil metros quadrados, com 32 tanques de visualização dos peixes, alguns específicos para reprodução. O Aquário, quando em pleno funcionamento, deverá abrigar mais de 260 espécies de peixes.

“É para pesquisarmos nossa ictiofauna do Pantanal. Para nos apropriarmos da grife pantanal, e ensinarmos para humanidade da importância do bioma pantaneiro. Universidades do mundo todo, algumas já nos pediram parceria, vão vir e dizer que tudo aqui veio e é do Mato Grosso do Sul e não do Mato Grosso”, afirmou André Puccinelli.

O governador explicou que o maior tanque será o do Rio Paraguai, com capacidade total de 1.480 m³ e túnel de acrílico em formato cilíndrico. Uma imensa passarela vai interligar os visitantes do Aquário ao córrego Joaquim Português, que corta o Parque das Nações Indígena e forma o grande lago do lugar. O Governo do Estado já iniciou processo de revitalização e desassoreamento do córrego.

Ainda segundo Puccinelli, que no caminho da visita cumprimentou todos os funcionários da obra, alguns de outros Estados e até de outros países, um dos pontos que mais vai chamar a atenção dos visitantes será a interatividade. “Tem um tanque onde você vai poder tocar em alguns bichos”, revelou.

O projeto inicial prevê que o visitante poderá contemplar as espécies nas laterais e acima de sua cabeça, se informar sobre o clima, a água e os ecossistemas do Pantanal por meio de slides, mapas, maquetes e aparelhos sensoriais, lupas virtuais e microscópios especiais para ver espécies minúsculas. “Se o visitante apertar um botão vai saber tudo, por exemplo, sobre a Piraputanga”, explicou.

André Puccinelli espera concluir o Aquário do Pantanal, que oficialmente se chama CEPRIC (Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira), até o próximo mês de dezembro, e já disse que pretende estabelecer um valor acessível, a ser definido, para quem quiser visitar e se encantar com o local. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete