31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Lei incentiva doação de leite materno através de evento em MS

2014-10-13 16:08:00

Na sexta-feira (10), foi sancionada pelo Governo do Estado a Lei nº4.576 de autoria do deputado Marcio Fernandes, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. O principal objetivo do vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, foi atrair a atenção da população da importância da doação de leite humano.

A principal fonte de alimento dos bebês nos primeiros seis meses de vida, o leite materno, contémtodos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, apesar de ser um processo fisiológico natural, muitas mães ficam impossibilitadas de amamentar, daí a importância em fazer a doação de leite, esses são alguns dos assuntos que serão discutidos anualmente no mês de maio, na semana em que estiver inserido o dia 19 de maio, dia Mundial de Doação de Leite Materno.

Através da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, poderá ser dada a devida visibilidade do cuidado com a vida humana, em especial, com os recém-nascidos internados em Unidades de Tratamento Intensivo – UTIs Neonatais, cujas mães não têm condições, no momento, de amamentar seus filhos. “Queremos comover a população não só da relevância em amamentar seu filho, e seus muitos benefícios já comprovados, mas também ajudar pequenas vidas que não tem como se alimentar com o leite materno”, explica o autor da lei, deputado Marcio Fernandes.

De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, em 2013 foram coletados no Brasil 173.156,2 litros de leite através de 158.515 doadoras, mas o número de receptoras normalmente é maior, com 181.516. Desses números, em MS foram coletados 5.549,2 litros de leite através de 4.292 doadoras, porém o número de receptoras é 4.532.

Esta semana é um desejo antigo dos membros da comissão do BLH (Banco de Leite Humano) do Estado, que procuraram o parlamentar para pedir apoio a esta causa, “Com este evento poderemos dar maior destaque a esses assuntos tão importantes, como o aleitamento e a doação de leite humano. Em outros estados já existe essa semana em MS não poderia faltar”, diz a presidente da comissão estadual de BLH do Hospital Universitário, Elisabete Kamiya.

Foi lembrado pela Elisabete também, os prejuízos à saúde dos bebês que não recebem o leite materno, entre os mais comuns é a intolerância ao leite industrializado, dificultando assim a alimentação e consequentemente o desenvolvimento do bebê em seus primeiros dias de vida.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete