20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Estado tem um deficit de seis mil policiais militares, estima entidade

2014-10-10 19:01:00

Mato Grosso do Sul tem um deficit de seis mil policiais militares, conforme estimativa da ACS (Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros), divulgada nesta sexta-feira (10). O efetivo ideal seria 10.479 militares, mas o efetivo é de 4.445 policiais.

O raio-x do efetivo da PM em cada um dos 79 municípios sul-mato-grossenses foi apresentado em reunião, na manhã de hoje, pelo presidente da ACS, Edmar Soares da Silva. A promotora de Justiça Cristiane Amaral Cavalcante recebeu o relatório.

“Pelo que observo, o efetivo é o tendão de Aquiles mesmo. Um único concurso, por exemplo, aparentemente não resolve o problema”, afirmou a promotora, durante o encontro com os dirigentes da entidade.

Conforme a ACS, a ONU (Organização das Nações Unidas), o ideal é um policial para cada 250 habitantes. No entanto, o Estado conta com um policial militar para cada grupo de 589 moradores.

“Apesar do excelente trabalho que a nossa PM desenvolve, a falta de efetivo e equipamentos reflete não somente a insegurança da população, mas a insatisfação da tropa. Enquanto a população fica presa em casa, com o bandido na rua, a falta de efetivo, melhores condições de trabalho e salários desmotiva o nosso policial. É um ciclo”, criticou Silva.

Menor – O comandante geral da PM, coronel Valter Godoy, contestou os dados da entidade. Ele disse que o déficit é de 3,9 mil militares. "O número atual não é o ideal, mas vem dando conta do recado", destacou. 

O coronel frisou que o Governo convocou 550 aprovados no concurso público e chamará mais 290 até o fim deste ano. Na fase do estágio, os futuros soldados já devem reforçar o efetivo da PM em ações de policiamento ostensivo e operações especiais.

Com a inclusão dos cerca de 800 novos policiais, segundo o comandante, o serviço prestado à população da Capital e do interior vai melhorar significativamente. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete