24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Coamo amplia capacidade em Mato Grosso do Sul

2007-08-11 10:58:37

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, a maior associação de produtores da américa Latina, com estimativa de receita global para 2007 de R$ 3,2 bilhões, anunciou investimento da ordem de R$ 9 milhões para duplicar sua capacidade de armazenamento e secagem de suas unidades de Caarapó e Laguna Caarapã. A informação foi dada nesta sexta-feira a tarde (10), durante encontro da diretoria da associação no gabinete do governador André Puccinelli.

Segundo o fundador e diretor presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, com os investimentos e a capacidade instalada nas unidades existentes nos municípios de Amambaí e Aral Moreira, a cooperativa terá capacidade estática de armazenagem de 2,1 milhões de sacas no sul do Estado, e giro estimado de até três vezes desta capacidade.

“Devemos girar nesta safra, nas quatro unidades, 4 milhões de sacas de soja e 2 milhões de sacas de milho”, estima, lembrando que embora a cooperativa esteja atuando há somente três anos no Estado, a intenção é ampliar a atuação na região.

A Coamo foi fundada em Londrina em 1979, e atualmente conta com 19,7 mil cooperados e 91 unidades em todo o Brasil. No Estado, possui 1,2 mil cooperados nos municípios onde atua.

Gallassini revelou também, que o objetivo do encontro esteve voltado à prospecção de novos investimentos e a apresentação das reivindicações do setor, principalmente na questão tributária. “Quem sabe, podemos ampliar nossa capacidade de armazenagem e quem sabe uma unidade de esmagamento? Estamos começando a analisar isso agora”, destacou.

O governador destacou aos representantes da Coamo que a grande intenção do governo do Estado é estimular a capacidade de produção, agregando valor aos produtos produzidos no Estado. Na questão tributária, lembrou do tratamento isonômico dado a todos os setores, e explicou a grande dificuldade financeira provocada pela exoneração tributária importa pela Lei Kandir. “Queremos elevar a arrecadação do Estado, e para isso as empresas instaladas precisam ampliar sua capacidade produtiva e agregar valor aos produtos de Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Também participaram da reunião, a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o Superintendência de Agricultura e Pecuária, João Carlos Grug, Osvaldo Nakamura, assessor de tributos da Coamo, Jucelino Fernandes da Costa, gerente jurídico da Coamo e Antonio Sergio Gabriel, superintendente administrativo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete