26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

CPI da Enersul vai pedir 5% de redução da tarifa

2007-08-11 04:06:37

Os membros da CPI da Enersul, da Assembléia Legislativa, decidiram na tarde desta quinta-feira (9) que vão pedir a concessionária a redução de 5% no valor da tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, como contra-proposta ao 1,5% oferecido pela empresa.

Os deputados definiram também que será feita uma contraproposta unificada, com índice de 5% de redução tanto para os consumidores residenciais quanto para os do setor industrial. A reunião com os representantes da Enersul está agendada para a próxima terça-feira (14), às 15 horas.

Segundo o presidente da CPI, deputado Paulo Corrêa (PR), outros itens também serão apresentados na nova rodada de negociações com a Enersul. "Vamos solicitar que a empresa disponibilize ao Inmetro um veículo com capacidade para aferir vários medidores ao mesmo tempo, além de pedir que o dinheiro do faturamento mensal da empresa permaneça depositado em uma conta corrente aqui no estado por pelo menos sete dias, em vez de apenas um como acontece", disse o deputado.

Corrêa explicou ainda que a permanência por uma semana dos cerca de R$ 100 milhões faturados mensalmente pela Enersul fará com que o saldo médio do Estado suba R$ 25 milhões, habilitando Mato Grosso do Sul a se candidatar a financiamentos que podem significar, por exemplo, a construção de três mil casas populares por mês.

O vice-presidente da CPI, deputado Paulo Duarte (PT) disse que esta negociação é uma primeira etapa, em que se busca principalmente ações e propostas que sejam "factíveis". Mas os deputados pretendem continuar buscando a redução do custo da energia em Mato Grosso do Sul.

Brasília – Está agendada para o dia 22, em Brasília (DF), reunião do presidente da CPI da Enersul, deputado Paulo Corrêa, com o deputado Vander Loubet (PT), membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.
Nesse encontro, os deputados deverão definir quem será chamado a participar de audiência pública que vai discutir os custos e a formação das tarifas de energia em Mato Grosso do Sul.

Técnicos da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Agepan) estão preparando relatórios detalhados, ano a ano desde 2004, sobre os procedimentos de solicitação, composição e autorização dos reajustes. A intenção é subsidiar as discussões prévias à revisão tarifária da Enersul, que acontece em 2008.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete