23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

500 mil pessoas em MS poderão ser beneficiadas com projeto de energia limpa

2014-09-02 11:12:00

O projeto de uma Pequena Central Hidrelétrica – PCH Foz do Saiju Caarapó está em discussão no estado do Mato Grosso do Sul e, se concretizado, poderá beneficar cerca de 500 mil pessoas com o abastecimento de energia limpa e de qualidade. O projeto está sendo desenvolvido nos limites dos municípios de Amambai, Caarapó, Laguna Carapã e Juti pela Sigma Energia S.A e as Audiência Públicas foram realizadas nos municipio de Laguna Carapã, Caarapó e  Amambai, nos meses de junho e julho.

Os projetos receberão investimentos na ordem de R$ 250 milhões e trarão benefícios para vários setores da economia nas cidades. O tempo de construção e instalação é de, aproximadamente, 26 meses e durante esse período gerará em média 600 vagas de empregos diretos e 900 de indiretos.

Dentre os benefícios gerados, destaca-se o aquecimento da economia, a diversificação das atividades econômicas com a criação de novos negócios e a qualificação da mão de obra local. Além disso há estimativa de aumento de 30% no consumo de combustível, ampliação de 50% na ocupação hoteleira e forte acréscimo na arrecadação de tributos, que resultará em mais recursos injetados na economia local.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 86% de sua energia gerada por usinas hidrelétricas, consideradas limpas por utilizarem recursos renováveis – a força das águas. Os empreendimentos PCH Foz do Saiju e Barra do Jaguari  surgem como mais uma alternativa de fornecimento para o Brasil, visto que a baixa ocorrência de chuvas e a diminuição do nível dos reservatórios tem aumentado o risco de  de racionamento de energia no país.  

Dentre todas as fontes disponíveis, a energia gerada por hidrelétricas continua sendo a mais barata e de menor impacto futuro. Suas principais vantagens são: ser confiável, possuir uma tarifa mais baixa, gerar menos impactos ambientais e sociais e gerar energia limpa e renovável.

A Sigma Energia S.A acredita que o projeto pode trazer prosperidade para a região, desenvolvendo e gerando recursos que poderão alavancar os setores mais importantes da economia de forma sustentável e duradoura.

Sobre a Sigma Energia

A Sigma Energia faz parte do Grupo Omega Eneria S.A., fundada em 2008 e que atua no desenvolvimento, implantação e operação de usinas de geração de energia renovável. É formada por pessoas que acreditam contribuir ativamente para tornar sempre melhor o país e o mundo em que vivem.

O principal valor que perpetua nas empresas é o desenvolvimento de projetos de energia limpa de forma sustentável, respeitando o princípio da equidade, melhorando as condições ambientais, e promovendo a prosperidade social e econômica do coletivo brasileiro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete