32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Em Coxim, frio mata mais de mil bois

2014-07-29 08:03:00

Produtores rurais da região de Coxim (MS) contabilizaram ao menos mil mortes de bovinos, nesta segunda-feira (28). Conforme o Sindicato Rural de Coxim, a principal suspeita é de que o gado tenha morrido de hipotermia – quando a temperatura do organismo cai bruscamente de maneira não intencional.

A presidente do Sindicato, Terezinha Cândido Silva, acompanhada da técnica da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) da região, visitou quatro fazendas da região. “Os produtores ainda estão contabilizando as mortes. Alguns falam em 800, outros 300 e 200. Ainda não sabemos quantas são, mas passa de mil”, disse Terezinha, informando que nunca haviam sido registrados casos de hipotermia antes nessa região . Há três anos, Mato Grosso do Sul já registrou o mesmo problema, mas na região de fronteira, onde as temperaturas são mais baixas no inverno.

O temor dos produtores da região é que o gado tivesse sido acometido por alguma doença. Exames clínicos, contudo, apontam que o gado morreu devido às baixas temperaturas que atingiram a região, nos últimos dias. Terezinha explica que todas as fazendas em que foram registradas as mortes possuem controle sanitário – aplicação de vacina controlada por técnicos da Iagro – em dia. “Esse fator aumenta a possibilidade de ser hipotermia”.

Terezinha Cândido Silva afirma que, agora, espera uma orientação da Iagro para ajudar os produtores rurais do município. “Vamos ver quais os produtores prejudicados e aí orientá-los”, afirmou a presidente.

Um dos produtores da região, Eduardo Rocha, disse ao Correio do Estado que ainda não contabilizou quantas mortes e não sabe precisar o valor do prejuízo. “Fiquei sabendo que aconteceu em várias propriedades. Amanhã [terça-feira] vou para a fazenda do meu pai, no Pantanal, onde há muitas mortes de gado também”, informou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete