21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Em 15 dias, ‘dedo-duro’ eletrônico notificou 1.356 veículos

2007-08-06 23:32:37

Em 15 dias de operação em Mato Grosso do Sul, o ‘dedo-duro’ eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) notificou 1.356 veículos no Estado. Foram 768 notificações por inadimplência no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e 586 por licenciamento vencido.

O ‘dedo-duro’ eletrônico é uma van que possui um leitor óptico para fazer o monitoramento dos veículos através de suas placas. A van foi ‘emprestada’ para uma demonstração por uma empresa paranaense ao Detran/MS e foi utilizada em blitze em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

Em Campo Grande, o ‘dedo-duro’ eletrônico entrou em operação no dia 11 de julho e ficou em atividade durante sete dias. Nesse período foram fiscalizados 16.276 veículos, sendo que 411 apresentavam atraso no pagamento do IPVA e 383 de licenciamento.

Na seqüência, o equipamento seguiu para Dourados, onde ficou em ação entre os dias 23 e 26 de julho. Nos quatro dias, 9.909 veículos passaram pelo seu crivo. Desse total 82 estavam com o licenciamento vencido e 189 estavam inadimplentes com o recolhimento do IPVA.

Foram recolhidos 82 documentos e oito Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), sendo Foram lavrados 114 autos de infração e apreendidos 11 veículos.

Já em Três Lagoas, a van funcionou nos dia 30 e 31 de julho e foram fiscalizados 3.930 veículos. Destes, 168 apresentaram inadimplência de IPVA e 35 estavam com licenciamento vencido. Foram lavrados 57 autos de infração, com 35 documentos e 7 CNHs recolhidas. Cinco veículos foram apreendidos.

Na última quinta e na sexta-feira (2 e 3), 3.655 veículos foram fiscalizados em Corumbá. Motoristas de 86 veículos estavam com licenciamento vencido e nenhuma inadimplência com relação ao IPVA. Foram lavrados 96 autos de infração.

Cinco vans– Segundo a assessoria de imprensa do Detran/MS, após a fiscalização em Corumbá a van foi devolvida a empresa que a havia ‘emprestado’. O resultado na avaliação do órgão de trânsito foi tão positivo nestes 15 dias de operação, que em breve deverá ser licitada a locação de cinco veículos semelhantes, que farão a fiscalização no Estado por um ou dois anos.

Ainda não existe a previsão para a publicação do edital desta licitação, mas o órgão quer contar com os equipamentos em operação até o fim deste ano. Além de atrasos no pagamento do IPVA e licenciamento do veículos, o Detran quer utilizar o monitoramento eletrônicos para identificar veículos que tenham sido roubados.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete