18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governadores do Sul discutem reforma tributária

2007-08-04 23:25:37

Os governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), vão se reunir neste domingo no Centro de Convenções de Bonito para discutir ações comuns do bloco e aprofundar o debate em torno da reforma tributária. A renegociação da dívida dos estados, que sempre foi tema das reuniões do Codesul, não consta da pauta do encontro em Bonito. 

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, vai participar da reunião. O governador André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR), Yeda Crusius (RS) e o representante do governador Luiz Henrique da Silveira (SC) devem renovar a defesa da reforma tributária, com ênfase na desconcentração das receitas públicas.

Segundo o governador André Puccinelli, a reforma tributária é a questão mais crucial hoje nos estados. Para André, Appy é a pessoa ideal para o debater da reforma: “Ele é o comandante do processo no Ministério da Fazenda”, diz, na expectativa de que o encontro de Bonito reforce a necessidade da reforma fiscal.

Os governadores do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB), já confirmaram presença na reunião do Codesul. Já o governo de Santa Catarina confirmou a presença do vice-governador, Leonel Arcângelo Pavan, e do secretário de Fazenda, Sérgio Rodrigues Alves.

Durante a reunião do Codesul os governadores vão discutir também financiamentos com o diretor das Áreas de Inclusão Social e Crédito do BNDES, Elvio Lima Gaspar; e Comércio Exterior, com o presidente do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais do Estado, Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

Os governadores avaliarão também o Fórum de Integração Codesul/Crecenea (Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino), as ações pautadas no último encontro do Codesul, em Gramado (RS) e participarão da elaboração da Carta de Bonito, com as resoluções definidas durante o encontro.

O ex-ministro Marcus Vinícius Pratini de Moraes, presidente do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais para o Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul (Conex-MS) vai fazer palestra sobre as exportações brasileiras.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete