12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Enersul propõe reduzir tarifa residencial em 1,5%

2007-08-04 03:18:37


Sensibilizada com as questões das tarifas de energia elétrica definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o estado do Mato Grosso do Sul, a Enersul apresentou às autoridades do Mato Grosso do Sul um conjunto de medidas no sentido de contribuir para a superação dos pontos que vêm preocupando a sociedade sul-mato-grossense.

Entre elas, destaca-se uma redução de 1,5% na tarifa residencial, de modo a tirá-la da posição de maior do País. A Enersul também se propõe a desenvolver modalidades de contrato de compra e venda de energia a unidades consumidoras industriais. Por esses mecanismos, seriam disponibilizadas tarifas especiais para essas instalações.

A Enersul propôs ainda o reforço da articulação com o Governo do Estado na alocação de recursos dirigidos a investimentos, inclusive com reavaliação das metas relativas à progressão da aplicação do Programa Luz para Todos, incluindo a encampação de redes particulares. Além disso, sugere envolver as autoridades do Estado, com a participação da Aneel, no desenvolvimento do programa de eficiência energética, desde os seus instrumentos até a escolha das comunidades onde ele será aplicado.

A Enersul sugere ainda que o governo do MS participe de uma gestão conjunta em Brasília para equacionar nova forma de atribuição da responsabilidade de pagamento da Rede Básica entre os seus usuários, de modo a equacionar adequadamente o escoamento de energia de novas fontes de geração, equiparando a competitividade do Mato Grosso do Sul à dos demais estados usuários e também no sentido de reverter a decisão de atribuir aos consumidores da Enersul as perdas decorrentes da mudança do ponto de medição para a fronteira da concessão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete