26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Mobilização discute projeto Mais Bibliotecas em MS

2014-04-10 04:08:00

Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, através do projeto “Mais Bibliotecas”, resultado do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania, realiza no dia 15 de abril, às 14 horas, noMuseu de Arte Contemporânea (Marco) uma etapa de mobilização em Mato Grosso do Sul.

O objetivo da mobilização, que acontece durante o II Encontro de Gestores Públicos de Cultura de Mato Grosso do Sul, é discutir e propor caminhos para a ampliação do número de bibliotecas públicas no Estado e no Brasil. A apresentação fica a cargo de Cristiane Rodrigues, integrante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Para atingir este objetivo a mobilização busca implementar um processo de levantamento, analise e validação dos dados sobre os municípios com bibliotecas públicas no Brasil, identificando assim aqueles que continuam sem bibliotecas. A partir desses dados, são organizados encontros regionais com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil com vistas a ampliar o número de bibliotecas públicas no território brasileiro.

Durante o período de 1 ano serão realizados 30 encontros, nos 26 estados brasileiros, para debater o impacto de um serviço de acesso à informação e à leitura de qualidade para uma comunidade local. O processo de mobilização presencial se dará prioritariamente junto aqueles municípios que estão sem bibliotecas públicas, ou cujo equipamento cultural esteja fechado.

O trabalho envolve também a articulação entre os Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) e as lideranças locais que participam da construção dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, assim como instituições não governamentais e coletivos que atuam na valorização e requalificação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete