13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Vôos remarcados livram 2 de MS de acidente em SP

2007-07-18 13:09:37

Um forte abraço no pai e em dois irmãos. Foi com emoção que Rodrigo Brites, 28 anos, celebrou a sorte que lhe tirou de uma lista de passageiros que, horas depois, se tornaria a relação de vítimas da maior tragédia da história da aviação brasileira. Rodrigo estava em Porto Alegre a trabalho e voltaria a Campo Grande no vôo da TAM, JJ-3054, com conexão em Congonhas (SP).

O agrônomo Adilson Nascimento dos Santos, 30, que também é de Mato Grosso do Sul, também pode celebrar a sorte. Ele chegou atrasado ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre, ontem, perdeu seu vôo. A companhia acabou conseguindo-lhe um assento no vôo seguinte, para o 3054.

Na última hora, quando faziam o check-in para embarcar, um grupo de comissários da companhia, com prioridade para o embarque, fez com que suas passagens fossem remarcadas. Saíram do vôo JJ-3054, horário de saída 16h55, e foram reencaixados no 3060, com decolagem prevista às 17h43.

Foi o acaso que ditou a diferença entre a vida e a morte dos dois: o Airbus A-320, do 3054, deixou o solo gaúcho às 17h16, e acabou envolvido num desastre ao tentar pousar em São Paulo. A pista de Congonhas estava molhada e o piloto acabou perdendo o controle da aeronave, tentou arremeter (voltar a levantar vôo), mas não conseguiu. O avião atravessou a movimentada avenida Washington Luís e foi se chocar contra um depósito de cargas da TAM Express do outro lado da rua. Explodiu. Não há sobreviventes entre os 186 passageiros e tripulantes que estavam a bordo.

“Para mim, foi um susto, o nosso vôo desceu em Curitiba, o comandante disse apenas que havia ‘um problema’ em Congonhas, mas um passageiro ligou o celular e soube. Todo mundo ligou o celular e eles não paravam de tocar”, contou Rodrigo, agora há pouco, ao conseguir finalmente chegar a Campo Grande. Ele demorou para conseguir tranqüilizar a própria família. “Meu celular estava sem bateria, demorou até eu conseguir um emprestado”.

Adilson, o agrônomo, já conseguiu chegar a Brasília. “Meu irmão que tinha me levado no aeroporto, já estava voltando lá atrás de notícias, ele estava com a voz embargada”, conta o agrônomo, que é aluno de um curso de mestrado em Porto Alegre. E, com indisfarçável alívio de quem escapou por um triz, disse que precisa trocar de nome: “Ao invés de Nascimento, agora tem de ser Renascimento”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete