15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Lei obriga contratação de veterinário para inspeção

2007-07-17 04:33:37

O Projeto de Lei que trata que a inspeção e fiscalização sanitária em produtos de origem animal seja privativa da função do médico-veterinário, conforme já prevê a Lei Federal 5.517/68 em seu 5º artigo foi sancionado hoje pelo Governador André Puccinelli.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa Marcio Fernandes (PSDB), autor do projeto, disse que a Lei Estadual 1.232/91, que trata da matéria, não atendeu ao comando imperativo da Lei Federal deixando de contemplar que são atividades privativas do médico-veterinário a inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal nos comércios, indústria frigorífica, fábricas de conserva de carne, laticínios, nos locais de manipulação, armazenagem e comercialização de produtos de origem animal..

Para Marcio Fernandes a atividade de inspeção sanitária vem sendo desenvolvida de forma irregular por profissionais de outras áreas que não detêm a necessária formação médico-veterinária, o que afronta a legislação federal. Segundo ele, existem aproximadamente 4 mil médicos-veterinários e zootecnistas cadastrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV) aptos a exercer a função.

“O Conselho de Medicina-Veterinária, através do seu presidente, Osmar Bastos, já havia me solicitado o encaminhamento deste projeto que sem dúvida é de suma importância para o consumidor final desses produtos. Na verdade queremos dar uma segurança maior ao consumidor e quando falamos em produtos de origem animal seguramente temos que pensar em profissionais da área fazendo a inspeção desses”, conclui o parlamentar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete