24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fiscalização eletrônica: 7% dos carros tem dívidas

2007-07-16 15:33:37

Blitz eletrônica: a nova modalidade de fiscalização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul ainda é novidade no dia-a-dia dos condutores, mas já se faz perceber no bolso. Licenciamento ou IPVA vencidos não têm chances diante da câmera, que congela a imagem e repassa os caracteres da placa a um sistema de monitoramento eletrônico.

Nas três primeiras blitze, foram fiscalizados 4.349 veículos com a emissão de 277 notificações. O sistema de monitoramento eletrônico foi emprestado por 60 dias ao Detran. Hoje foram mais 250 notificações, totalizando 527 notificações em um universo de 7,1 mil veículos parados. Isso quer dizer que a cada cem veículos fiscalizados, sete tem problemas.

Nesta segunda-feira, a fiscalização foi realizada na avenida Via Parque, próximo à avenida Afonso Pena, e pela primeira vez a blitz teve que ser paralisada diante do número de veículos com irregularidades. “O pátio [trecho da rua onde os carros ficam estacionados] ficou cheio e a fiscalização foi suspensa por 40 minutos”, explica o capitão Erivaldo José Duarte Alves. Entre 7h e 10h30, 2.805 veículos foram fiscalizados e 250 notificados. Após ser constatado o débito, o condutor é obrigado a se dirigir para um posto móvel do Detran, onde são emitidos guia para pagamento e auto de infração.
 
Entre os motoristas, as reclamações eram voltadas para o tempo de espera para receber os documentos. O técnico em informática Clédison Caíque Paixão, de 25 anos, cujo carro estava com o licenciamento vencido, reclamava da espera de uma hora. “É só uma notificação, está demorando demais”. Ele conta que aprova a fiscalização eletrônica. “Só não sabia que ia acabar participando”. Jucilaine da Costa Lima, de 26 anos, que emprestou a motocicleta do sobrinho para chegar mais rápido ao dentista, foi atrapalhada por um licenciamento atrasado. Com a espera de mais de meia hora, perdeu a consulta.

Conforme a assessoria de imprensa do Detran, deve ser elaborado um edital para aluguel de cinco veículos com sistema de blitz informatizada. Um deles deverá ficar em Campo Grande e restante no interior do Estado. O aluguel mensal de cada veículo pode chegar a R$ 35 mil. Ainda segundo a assessoria, a empresa não terá participação no valor das multas.

O sistema está integrado ao banco de dados da segurança pública, contudo a identificação de carros roubados só deve ter início quando for efetivado o aluguel. Na próxima semana, os condutores de Dourados vão conhecer a novidade; que depois será levada para Ponta Porã e Três Lagoas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete