20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Plantio de soja no Estado está proibido até outubro

2007-07-02 00:27:37

Teve início neste domingo (1º de julho) o início do período de vazio sanitário nas áreas cultivadas com soja em Mato Grosso do Sul. Até o dia 30 de setembro, será totalmente proibida o plantio ou manutenção de plantas de soja em todo o Estado. A medida foi tomada pelo governo do Estado através da Lei 3.333/06, e tem por objetivo a prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja.

Conforme a assessoria da Iagro, a legislação prega que o controle das tigüeras (plantas voluntárias) deve ser feito até 30 dias depois da colheita, por meio de processo químico ou mecânico. A presença dessas plantas permite a propagação do fungo causador da ferrugem. Também será obrigatório o monitoramento da cultura para detecção da doença e o cadastramento ou registro das áreas cultivadas com soja – que deverá ser feito todos os anos na Iagro, até 30 dias antes da primeira semeadura.

Em caso de existência de foco, o sojicultor e o técnico responsável pela área plantada deverão informar a Iagro, através do telefone 0800-679-120. A princípio, o governo atuará na orientação e fiscalização do vazio sanitário, promovendo controle de plantas voluntárias, monitoramento e notificação. A partir da próxima safra, deverão ser cadastradas todas as áreas produtoras de soja. A semeadura será liberada a partir de 1º de outubro, sendo que o desrespeito à determinação ocasionará infração gravíssima e multa, que poderá chegar a mil Uferms (aproximadamente R$ 12 mil).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete