30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

TRE julga dia 18 pedido de cassação de Ary Rigo

2007-06-13 10:06:37

O processo de representação do MPE (Ministério Público Eleitoral) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que pede a cassação do diploma de deputado estadual de Ary Rigo (PDT), será votado no dia 18 de junho, conforme pauta do Tribunal.

Na quarta-feira (6), o juiz do TRE, Júlio Roberto Siqueira Cardoso, assumiu a relatoria do processo depois que o relator Carlos Alberto Marques declarou-se suspeito por motivo de foro íntimo. A alegação está prevista no Código de Processo Civil (Artigo 135). O novo relator deverá receber o processo ainda nesta tarde.

No dia 14 de maio, a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) reiterou no TRE o pedido de cassação do diploma do parlamentar, por utilização de recursos arrecadados, gastos e não-declarados, ou seja, utilização de caixa-dois. A representação no Tribunal havia sido protocolada em 18 de dezembro de 2006.

Conforme texto das alegações finais da PRE, o procurador regional eleitoral, Sílvio Amorin, pede “pelo julgamento de procedência do pedido inicial, condenando-se o representado [Ary Rigo] à pena de cassação do diploma de Dep. Estadual".

A PRE já havia recomendado a reprovação da prestação de contas de deputado por ocasião do julgamento das contas dos candidatos eleitos, porém, em 15 de dezembro, o TRE aprovou por maioria as contas de Rigo.

Os valores arrecadados e supostamente não-declarados da campanha de Rigo referem-se a doações do empresário Hyran Georges Delgado Garcete. Garcete foi arrolado como testemunha no processo, tendo prestado depoimento em 11 de maio, um dia depois de libertado do Presídio Federal de Campo Grande.

Libertado em razão de habeas corpus, Garcete ficou encarcerado por sete meses sob acusação de formação de quadrilha ou bando, crime contra a paz pública, falsificação de papéis públicos, falsidade ideológica, contrabando ou descaminho e crime contra o sistema financeiro nacional.

Na recomendação de reprovação das contas e no pedido de cassação do diploma, a PRE embasou-se em material remetido pelo juiz federal Odilon de Oliveira, obtido durante a operação “Bola de Fogo”, da PF (Polícia Federal). Tratavam-se de interceptações telefônicas entre Garcete e Rigo.

Por ocasião do depoimento de Garcete, Rigo confirmou ao Midiamax que recebeu a doação de R$ 35 mil do empresário, mas a quantia – argüiu Rigo – foi integralmente declarada na prestação de contas. O parlamentar disse ainda que o empresário é seu amigo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete