26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Projeto proíbe contratação de empréstimo por telefone a aposentados

2019-03-03 17:02:00

O projeto do deputado Evander Vendramini (PP) proíbe as instituições financeiras de oferecer e fechar contratações de empréstimo e consignados a aposentados, no Mato Grosso do Sul. A proposta surgiu após reclamações de famílias, que relatam várias ligações com este objetivo para pessoas acima de 60 anos.

“Nosso objetivo é proibir que as instituições financeiras ofertem ou celebrem com aposentados e pensionistas, por telefone, qualquer contrato, serviços ou produtos na modalidade de consignação”, disse o autor, que lembrou que também ficam vetados ações de financiamentos, arrendamentos, hipotecas, seguros, aplicações e investimentos.

O deputado alega que este tipo de abordagem desrespeita inclusive o Código de Direito do Consumidor e o Estatuto do Idoso, por se tratar de um “assédio, que persiste e incomoda”. A proposta prevê como penalidades, advertência, multas e até cassação da inscrição estadual, se descumprir tais medidas.

O projeto vai ser encaminhado para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário, onde precisa passar por duas votações. Caso seja aprovado, também precisa ter o aval do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete