26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Produção industrial de Mato Grosso do Sul inicia 2019 estável

2019-02-26 11:02:00

A produção industrial sul-mato-grossense ficou praticamente estável em janeiro de 2019, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto a 70 empresas no período de 1º a 13 de fevereiro de 2019.

Pelo levantamento, em dezembro, 62,8% das empresas industriais de Mato Grosso do Sul tiveram estabilidade ou crescimento da produção, enquanto no mês anterior esse resultado foi de 62,5%.

“Esse desempenho já era esperado, pois o mês tradicionalmente não registra aumentos no ritmo de produção. Ainda assim, o índice de evolução fechou o mês acima da média histórica observada para o período em 2,6 pontos”, comentou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ainda de acordo com ele, em janeiro, a ociosidade média na indústria sul-mato-grossense ficou em 33%. 

“Somado a isso, o índice de utilização fechou o mês em 43,4 pontos. Resultados abaixo dos 50 pontos sinalizam que a utilização da capacidade instalada foi inferior ao que era esperado para o período. Por fim, a sondagem mostrou que, em janeiro, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para 34,3% dos respondentes, igual ao usual para 52,9% e acima para 10%”, relatou.

Expectativa

Com relação ao índice de expectativa do empresário industrial, Ezequiel Resende detalha que, em fevereiro, 52,9% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses, enquanto para o mesmo período 5,7% preveem queda. “Já as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 41,4% do total, enquanto 3,1% não apresentaram resposta”, informou.

Já sobre o número de empregados 18,6% das empresas responderam que esperam aumento nos próximos seis meses, enquanto 7,1% apontaram que esse número deve cair. “Além disso, 74,3% das empresas esperam manter o quadro de funcionários estável”, ressaltou o economista.

Ezequiel Resende reforça que as exportações devem ter alta para 11,4% das empresas respondentes nos próximos seis meses, enquanto 2,9% acreditam que deva ocorrer queda. “As empresas que preveem estabilidade para suas exportações responderam por 11,4% do total e 74,3% disseram que não exportam”, detalhou.

Sobre a intenção de investimento do empresário industrial, em fevereiro o índice alcançou 62,3 pontos. “Esse é o melhor resultado desde junho de 2014, quando o indicador alcançou 64,8 pontos. O bom desempenho observado neste início de ano é resultado da elevação do número de empresas que disseram que devem investir nos próximos seis meses”, explicou o coordenador. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete